LEIA - Curso de Pedagogia da FUNEPE Celebra Cinquentenário com Histórias de Sucesso

LEIA - Curso de Pedagogia da FUNEPE Celebra Cinquentenário com Histórias de Sucesso

O curso de Pedagogia da FUNEPE, ativo há mais de 50 anos, é uma das graduações mais tradicionais do interior paulista. Mantida pela Fundação Educacional de Penápolis, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE) já formou mais de 1.500 pedagogos nas últimas 5 décadas. A graduação, que sempre se destacou pela qualidade, ganha ainda mais importância ao registrar na história tantos alunos aprovados em concursos públicos e ótimos cargos conquistados no mercado de trabalho. No formato 100% presencial, o projeto pedagógico do curso trabalha teoria e prática em sala de aula e atividades dentro e fora do Campus, em um movimento contínuo entre saber e fazer, incitando o desenvolvimento do corpo discente na busca de resoluções e situações próprias do pesquisador e do professor no ambiente escolar e outros cenários.

A quantidade de conquistas valiosas é enorme, e com certeza, o curso de Pedagogia da FAFIPE/FUNEPE é uma das formações que faz a diferença no cenário educacional de Penápolis e região. Isso porque, ao longo dos anos, centenas de professores que hoje atuam nas escolas municipais e estaduais são fruto do ensino da instituição. “O nosso curso está atrelado à Fundação da FUNEPE. Ao longo do tempo, fomos capazes de nos reinventar e agregar cada vez mais valor a essa formação que é essencial para criar uma sociedade justa, ética e fortalecida”, aponta o atual diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), em que o curso de Pedagogia é gerenciado. 

Orgulhoso pelas histórias e pelo legado na educação do país, o professor Me. Renato Costenaro, coordenador dessa graduação, conta que se emocionou na formatura de 2022 com a quinquagésima turma de Pedagogia. “Em todos os anos, concluir a etapa final dessa jornada acadêmica nos proporciona um dia histórico. Ver que o esforço e a dedicação de cada um dos alunos se tornam realidade na colação de grau é um momento muito especial para todos nós professores”, relata. Em 2023, a procura pelo curso fica ainda mais atrativa pelos diversos resultados obtidos nos últimos anos da instituição. "Cada vez mais a FAFIPE e a FUNEPE buscam oferecer estrutura diferenciada e atividades que contribuem com uma formação mais robusta, completa e divertida, por que não?”, conta Renato, que possui registros de todos os eventos e encontros realizados ao longo do ano pela turma. “É incrível cursar Pedagogia quando você motiva os seus alunos a acreditarem no sonho e na transformação promovida através da educação, e um time de professores que veste a camisa para concretizar os planos de ensino”.


CONQUISTA

Larissa Aragão Toffani, 24, iniciou sua graduação em 2017, finalizando no ano de 2020 e já atuando na área. Ela conta que durante um ano cheio de dúvidas sobre qual profissão seguir, surgiu o interesse em atuar na área da educação. “Quando fui escolher o curso, logo pensei em uma instituição próxima da cidade de Penápolis, ou até mesmo na cidade. Ao conhecer a FUNEPE, me encantei com a praticidade e facilidade de ter uma faculdade tão próxima e com um ótimo time de docentes.”

Larissa afirma que durante o curso pode comprovar diversos diferenciais da instituição, como a capacidade da equipe de profissionais presentes, a disposição de materiais e aulas práticas para trabalhar atividades objetivas com os discentes, a interação de professor/aluno e os estágios que acrescentam muito no componente curricular do formando. “Tive a oportunidade de trabalhar como estagiária em escolas privadas na cidade, isso foi essencial para entender e aprender um pouco mais sobre a profissão. Ao final da graduação realizei a inscrição para atuar no ensino do estado de São Paulo, onde foi possível garantir as primeiras aulas como eventual. Ao passar do tempo, garanti meu contrato como categoria O e comecei a lecionar nas redes estadual e privada.”

Atualmente, Larissa atua em escolas públicas e privadas atualmente e faz sua indicação aos novos interessados em seguir carreira. “Espero que quem está pensando em ingressar no curso de Pedagogia da FUNEPE possa aproveitar cada oportunidade que a faculdade proporciona, baseando-se na realidade profissional da área e sempre pensando no bem-estar das pessoas. A FUNEPE me proporcionou a oportunidade de realizar um sonho, e ao mesmo tempo ajudar a dar início aos sonhos de outras pessoas, os meus alunos”, conta com orgulho.


OPORTUNIDADE ALUNO 10

Contemplada pelo Programa de Bolsas Aluno 10, Thamirez Pereira Carnicer, 22, se formou em junho de 2021. Atualmente é concursada pela prefeitura de Braúna e também participa do Programa Supera Mais, da prefeitura de Penápolis. A professora conta que escolheu a sua profissão porque sempre sonhou em trabalhar em uma carreira que promovesse mudanças sociais positivas e que encontrou na FUNEPE a oportunidade de aprender e fazer a diferença em sua jornada profissional. “Durante todo o curso eu sempre me senti amparada pelos professores e funcionários. Ao longo da graduação, sempre procurei fazer provas para concursos e processos seletivos na área da educação em várias cidades próximas de onde resido. Em junho de 2021, uma semana após finalizar o curso de pedagogia, fui convocada em um processo seletivo na cidade de Braúna, local onde leciono atualmente. E ainda em 2022, fui classificada no concurso de Penápolis, e em agosto, desse mesmo ano, fui convocada como professora temporária para participar do Programa Supera Mais da Prefeitura Municipal do município”.

Segundo Thamirez, o curso de Pedagogia da FAFIPE/FUNEPE conta com ótimos professores que contribuem na formação de profissionais qualificados, além de ser uma instituição com ótimas referências no meio educacional. “Agradeço sempre pela escolha que fiz em 2017, hoje trabalho com o que amo, e sou muito grata pela FUNEPE em ter me proporcionado essa oportunidade”.


PROPÓSITO

Matheus Carvalho Grecco, 24, tem bons exemplos na família que o motivaram a olhar para a profissão de professor como algo muito valioso. Segundo ele, a principal motivação que o levou a escolher o curso de Pedagogia da FAFIPE/FUNEPE foi a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, ajudando as crianças e as pessoas a compreenderem a realidade sob uma perspectiva positiva. Formado há dois anos, Matheus não poupa elogios aos quatro anos de sua jornada acadêmica. “A FUNEPE é uma faculdade presencial com docentes de altíssimo nível. Poder estar lá diariamente com os professores à nossa disposição e com toda dedicação e conhecimento que levamos para a vida fez total diferença. Inclusive, fiz muitas amizades pelas quais sou grato até hoje”.

O professor, que leciona para a Educação Básica I, ressalta que o papel do professor, que antes era de ser o detentor, tornou-se o de mediador do conhecimento, um papel mais forte para o processo de ensino-aprendizagem em que o aluno é o foco deste desenvolvimento. Matheus conquistou ainda na graduação a tão sonhada vaga em um concurso público na cidade de Lins, local em que leciona atualmente. “A licenciatura em pedagogia, especialmente na FUNEPE é para pessoas que querem um mundo melhor. Assim como eu, você sem dúvidas terá uma base de formação incrível.” Para os iniciantes, Matheus aconselha: “não tenham medo, nós não precisamos saber de tudo e possuir todas as respostas, pois as construímos juntos com as crianças em nosso dia a dia. Ser pedagogo é uma das maiores dádivas que alguém pode receber na vida”. E finaliza com a frase do ilustre professor Paulo Freire, "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”.


Fotos, da esquerda para a direita, Matheus, Thamirez e Larissa.

Imagens