
O Ensino Superior visa proporcionar a aquisição de conhecimentos, capacidades e habilidades essenciais para a atuação profissional no mercado de trabalho. No entanto, não basta apenas ingressar: é fundamental haver condições necessárias para permanecer e concluir essa etapa de formação.
A FAFIPE/FUNEPE, buscando contribuir para a permanência e o êxito dos estudantes no processo formativo, mantém, desde 2019, o Instituto de Atendimento Comunitário e Estudantil (IACE). O IACE oferece atendimento psicológico e na área de serviço social à comunidade acadêmica — estudantes, funcionários e professores da instituição.
A saúde psicológica é um aspecto que pode interferir no desempenho acadêmico, seja quando as experiências nos processos de ensino e aprendizagem contribuem para o surgimento de sofrimento, seja quando os estudantes necessitam de cuidados em decorrência de adoecimento anterior ao ingresso na vida acadêmica.
As vulnerabilidades sociais, tanto no âmbito socioeconômico quanto no de acesso e inclusão das minorias, também são desafios a serem enfrentados para que os objetivos no Ensino Superior sejam alcançados pelos estudantes. O IACE conta com uma equipe composta por duas psicólogas e uma assistente social para o atendimento da comunidade acadêmica.
Como você pode obter apoio do IACE?
Para receber apoio do IACE, é necessário que você esteja devidamente matriculado e com a matrícula ativa, o que assegura o vínculo com a instituição. Atendido esse requisito, você pode acessar os serviços de Psicologia e Assistência Social.
Atendimento psicológico: você pode se inscrever para o atendimento de duas formas: pessoalmente, na recepção da FUNEPE Policlínica, ou pelo telefone/WhatsApp (18) 3654-7690.
Em ambos os casos, é necessário comunicar à secretaria da Policlínica o interesse no serviço, informando seus dados pessoais e telefone para contato.
Após a inscrição, a pessoa interessada será convidada a passar pela triagem, a qual é a porta de entrada dos serviços do IACE. Nessa etapa, os profissionais identificam a demanda de atendimento e realizam o encaminhamento ao serviço que melhor atenderá cada caso: Psicoterapia Breve, Plantão Psicológico ou atividades de intervenção em grupo.
Na Psicoterapia Breve, o interessado aguardará em fila de espera e, assim que houver disponibilidade, será convidado a dar início ao atendimento. Nessa modalidade, o acompanhamento tem duração média de 25 sessões — cerca de seis meses. É importante manter o telefone de contato atualizado e informar à secretaria da Policlínica caso haja alguma alteração.
No caso do Plantão Psicológico, uma vez identificada a necessidade dessa modalidade, o início do acompanhamento será realizado o mais breve possível, não havendo necessidade de permanecer em lista de espera. Serão oferecidas, em média, cinco sessões, sendo uma por semana.
Outra modalidade de atendimento, destinada a casos de urgência, é o Plantão Emergencial, conforme cronograma. Nessa modalidade, basta dirigir-se diretamente ao local do plantão, nos dias e horários indicados, onde uma psicóloga estará à disposição para atendê-lo. O acolhimento será realizado e, havendo necessidade, o interessado será encaminhado para outro serviço do IACE.

Laboratório de Psicologia: Campus I - bloco 9.
Policlínica: Rua Dr. Ramalho Franco, nº 753.
Atendimento com Assistente
Social
A assistente social atende na FUNEPE – Campus I, de segunda a sexta-feira. Dentre outras atividades, realiza plantões para atendimento aos estudantes, em horários específicos. Caso necessite, basta procurá-la.

Caso
seja necessário, você também pode procurar um professor ou a coordenação de seu
curso para solicitar auxílio no contato com o IACE.
Para
participar dos projetos de intervenção em grupo, fique atento aos comunicados
no grupo de WhatsApp da sua turma, às divulgações em sala de aula e aos
cartazes informativos que serão fixados no campus durante o período das
atividades.
E mail: iace@funepe.edu.br
Coordenadora Técnica do IACE – Professora Dra. Eni de Fátima Martins.