O Ensino Superior tem como objetivo proporcionar a aquisição de conhecimentos, capacidades e habilidades essenciais para a atuação profissional no mercado de trabalho. No entanto, não basta apenas ingressar, é fundamental que haja condições necessárias para permanecer e concluir esta etapa de formação. A saúde psicológica é um aspecto que pode interferir no desempenho acadêmico, seja quando as experiências nos processos de ensino aprendizagem contribuem para o surgimento de sofrimento, seja quando os estudantes necessitam de cuidados em decorrência de adoecimento anterior ao ingresso na vida acadêmica.
A FAFIPE/ FUNEPE, buscando contribuir para a permanência e o êxito dos estudantes no processo formativo, mantém desde 2019 o Instituto de Atendimento Comunitário e Estudantil (IACE), que funciona nas dependências do CEPAC (Clínica de Psicologia) no Campus 1 e oferece atendimento psicológico à comunidade acadêmica, que inclui estudantes, funcionários e professores da instituição.
Como você pode obter apoio do IACE?
Para receber apoio do IACE, é necessário que você esteja devidamente matriculado e com a matrícula ativa, o que assegura o vínculo com a instituição. Atendido este requisito, você pode se inscrever para passar por atendimento psicológico de duas formas: indo pessoalmente até a recepção do CEPAC ou através do telefone/whatsapp (18) 3654-7698.
De ambas as formas você precisa comunicar, junto à secretaria do CEPAC, seu interesse no serviço, informar seus dados pessoais e telefone para contato. Após a inscrição, o interessado será convidado a passar pela Triagem que é a porta de entrada dos serviços do IACE e a etapa onde os profissionais identificam a demanda de atendimento e fazem o encaminhamento ao serviço que melhor atenderá cada caso, sendo de Psicoterapia Breve ou Plantão.
Na Psicoterapia Breve, o interessado aguardará em fila de espera e, assim que houver disponibilidade, será convidado a dar início ao atendimento. Nesta modalidade, o tempo de acompanhamento será em média de 25 sessões, cerca de 6 meses de atendimento. É importante destacar a necessidade de manter o telefone de contato atualizado e informar à secretaria do CEPAC caso haja alguma alteração.
No caso do atendimento de Plantão, uma vez identificada a necessidade desta modalidade, o início do acompanhamento será realizado o mais breve possível, não havendo a necessidade de permanecer em lista de espera. Serão oferecidas em média cinco sessões, sendo uma por semana. Outra modalidade de atendimento, destinada a casos de urgência, é o Plantão Emergencial.
Nesta modalidade, basta dirigir-se diretamente à recepção do CEPAC nos dias e horários disponíveis (quartas-feiras, às 19h e 20h, e sextas-feiras, às 10h e 11h), onde um psicólogo estará à disposição para atendê-lo. O acolhimento será realizado e, havendo necessidade, o interessado será encaminhado para outro serviço no IACE.
Caso seja necessário, você também pode procurar um professor ou a coordenação de seu curso e pedir ajuda para o contato com o IACE. Para participar dos projetos de intervenção grupal, fique atento aos comunicados no grupo de WhatsApp da sua turma, às divulgações em sala de aula e aos cartazes informativos que serão espalhados pelo Campus no período de realização das atividades.