História da FAFIPE

História

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis - FAFIPE, criada pela Lei Municipal nº 490 de 27 de maio de 1966 e com ato autorizativo para funcionamento reconhecido pela Portaria CEE nº 8 de 19 de maio de 1967, caracteriza-se por ser estabelecimento de ensino isolado, com sede na cidade de Penápolis. É mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE, entidade sem fins lucrativos, religiosos ou político-partidários, registrada no Serviço de Registro de Títulos e Documentos desta Comarca, no Livro A-2, folha 22, sob o nº 118 de 14 de março de 1966, reconhecida como entidade de Utilidade Pública Municipal, conforme Decreto Municipal nº 358 de 11 de novembro de 1968.

Desse modo, a Faculdade, na sua criação, atendia basicamente a duas necessidades: assegurar curso superior aos jovens que concluíam o ensino médio e não tinham condições de estudar em outras cidades, bem como satisfazer a exigência de licenciatura para professores que já atuavam no ensino fundamental e médio. Essa demanda decorreu da grande expansão da rede pública com a abertura dos antigos ginásios e a autorização para o funcionamento dos cursos noturnos.

A criação foi publicada no Diário Oficial do Estado, por meio da Portaria nº 8/66, que autorizava, ainda, o funcionamento dos cursos de Licenciatura em Desenho, Matemática, Letras e Pedagogia, enquanto o curso de Licenciatura em Ciências foi autorizado para funcionamento em 1968. Em 1979 a instituição obteve aprovação do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo para oferta do primeiro curso de especialização, o curso de Teoria da Literatura. Tal aprovação inaugurou as atividades de pós-graduação da instituição que, nos últimos 42 anos ofereceu uma diversidade significativa de cursos e turmas.

É mister esclarecer que, da data de criação até dezembro de 2020, a instituição integrou o sistema de ensino do Estado de São Paulo, situação que se alterou com a migração para o sistema federal. O processo de migração se deu com fundamento nos artigos 9º e 16 da Lei nº 9.394 de 1996 e disciplinado pelos critérios e condições previstos no Edital nº 1, de 18 de fevereiro de 2020 – SERES/MEC.

O desenvolvimento da FAFIPE é marcado pelo compromisso com a oferta de serviços educacionais de alta qualidade voltados para o progresso da comunidade local, regional e nacional. Em 2022, a FAFIPE completa 56 anos de existência e é considerada um importante centro de formação de profissionais e contribui para o desenvolvimento regional por meio da oferta de uma vasta opção de cursos e formas de auxílios/bolsas aos estudantes, mantendo, acima de tudo, a tradição e a qualidade do ensino e o respeito e dedicação aos alunos.

Missão, Visão e Valores

A FAFIPE possui os seguintes princípios e valores:

Missão
Participar ativamente da sociedade como agente catalisador de ações em prol da melhoria da qualidade de vida, atendendo a demanda por um ensino de excelência, contribuindo na formação de pessoas capazes de viver plenamente com consciência crítica, capacidade criativa, postura ética e proatividade na busca pelo aprimoramento humano e valorização da vida.

Visão
Ser líder como instituição de ensino, pesquisa e extensão, inserida na comunidade regional e sintonizada com o espírito de seu tempo, prospectando as transformações necessárias e criando condições para sua implementação.

Valores
- Educação como fator preponderante para o progresso social e plenitude do ser  humano;
- Pessoas como potenciais fontes criadoras e geradoras de alternativas para o desenvolvimento da sociedade;
- Relações interpessoais como eventos em que se formulam e se consolidam conceitos de ética, justiça, empatia, solidariedade e respeito;
- Relações institucionais como ferramenta de ação básica de busca do bem coletivo, projetando-se no contexto sócio-político e impulsionando ações de outras instituições;
- Ciência e tecnologia como instrumentos a serem alcançados para o bem coletivo.