Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes


- Onde consigo informações sobre meu curso (horário e local das aulas, disciplinas, grade curricular, atestado de frequência, etc)?

Os dados acadêmicos do aluno (atestado de matrícula, histórico escolar, certidões, entre outros) estão disponíveis no sistema acadêmico através do PORTAL DO ALUNO. As informações sobre o curso (grade curricular, ementas das disciplinas) podem ser obtidas no Projeto Político Pedagógico do curso (disponível no site da FUNEPE) ou na Secretaria Pedagógica da FAFIPE.

- Possuo débitos financeiros na instituição, eu posso fazer a rematrícula?

Os alunos que pretendem efetivar matrícula no semestre letivo competente deverão negociar seus débitos, nos moldes da Portaria de Negociação vigente.

- Onde posso solicitar meu Atestado de Matrícula, Certidão de Vínculo e meu Histórico Acadêmico?

Os dados acadêmicos (atestado de matrícula, histórico escolar, certidões, ementas, entre outros) estão disponíveis no sistema acadêmico através do perfil do discente. Para solicitar o histórico escolar de discente egresso do regime anual ou que precise apresentar em país estrangeiro, deve-se solicitar à Direção da FAFIPE. Nos demais casos de alunos egressos, deve-se solicitar à Secretaria Pedagógica.

- Como faço para solicitar Certidões e Declarações específicas?

Pedidos de certidões e declarações específicas devem ser feitos por e-mail, anexando a cópia da carteira de identidade (RG), e enviados, conforme o caso, para secretaria@funepe.edu.br.

 - Como faço para solicitar documentos sem ter que ir pessoalmente à FUNEPE?

Por meio de procuração. O Código Civil diz que: "Art. 654. Todas as pessoas capazes são aptas para dar procuração mediante instrumento particular, que valerá desde que tenha a assinatura do outorgante.

§ 1o O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passada, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos.

§ 2o O terceiro com quem o mandatário tratar poderá exigir que a procuração traga a firma reconhecida."

A FUNEPE exige o reconhecimento de firma e não aceita procuração enviada ou reproduzida digitalmente. Documentos nato-digitais deverão ser encaminhados de forma eletrônica (via e-mail) e deverão conter certificado digital com assinatura eletrônica. O documento procuratório apresentado deverá ser o original.

- Como faço para solicitar rematrícula (desbloqueio de matrícula)?

O/a discente que não realizar matrícula em períodos regulares e não estiver em mobilidade em outra instituição terá seu vínculo com a FUNEPE cancelado por abandono de curso quando apresentar duas ausências de matrículas consecutivas.

- Como funciona a transferência externa para outra IES?

O/A discente deverá verificar junto à Instituição de Ensino que pretende concorrer ao processo seletivo quais são os requisitos, a natureza do processo seletivo e os documentos exigidos (geralmente são históricos analíticos, ementas das disciplinas cursadas e certidão de vínculo) para ingressar por Transferência Externa na Instituição do seu interesse. As providências referentes à Transferência para outra Instituição de Ensino Superior ficam sob a responsabilidade do próprio discente, em conformidade à Portaria Ministerial nº 230, de 09/03/2007 - MEC.

- Posso dar entrada no processo de colação de grau sem ter integralizado o meu curso?

Não.

- A emissão do diploma tem algum custo?

A primeira via do diploma não tem custo algum para o formando.

- Como faço para solicitar o meu diploma de graduação?

O processo de solicitação de diploma ocorre em paralelo ao processo de colação de grau. Caso esteja com todas as notas lançadas no histórico acadêmico, carga horária exigida integralizada e esteja quite com exame do ENADE (caso o curso tenha sido enquadrado no exame do respectivo ano) você está apto a colar grau. Solicite o “Nada Consta” da(s) biblioteca(s), para a confirmação da quitação de dívida de empréstimo de livros, providencie a cópia do RG (documento obrigatório devido à indicação da naturalidade do aluno) e providencie documento de quitação com o ENADE, disponível em: http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarHistoricoEstudante/.

- Preciso colar grau em caráter de urgência, qual o procedimento?

É imprescindível que o formando esteja com todas as notas lançadas no histórico acadêmico, carga horária exigida integralizada e esteja quite com exame do ENADE (caso o curso tenha sido enquadrado no exame do respectivo ano).

Solicite o “Nada Consta” da(s) biblioteca(s), para a confirmação da quitação de dívida de empréstimo de livros, providencie a cópia do RG (documento obrigatório devido à indicação da naturalidade do aluno) e providencie documento de quitação com o ENADE, disponível em: http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarHistoricoEstudante/.

Compareça à Secretaria Pedagógica munido de documentação que comprove a urgência (aprovação em seleção de pós-graduação stricto sensu - mestrado ou doutorado, concurso público ou Programa - Mais Médicos) para agendar a data de colação, autenticar cópia da documentação exigida e retirar o formulário específico. Após o preenchimento do formulário, se dirija a Coordenação do curso ou à Secretaria Pedagógica para abertura do processo administrativo.

- O diploma de graduação é o mesmo que a certidão de conclusão de curso?

Não. A certidão de conclusão de curso é o documento que comprova o término do curso pelo discente e também informa a data em que o mesmo colou grau, mas é um documento menos formal que o diploma e tem caráter transitório; ou seja, deve ser utilizado até que o diploma fique pronto. Para efeitos legais a certidão de conclusão de curso tem validade de 120 dias. O diploma é um documento completo, assinado pelo/a Magnífico/a Diretor/a da FUNEPE/FAFIPE, pelo/a Coordenador/a de Graduação, entre outros responsáveis pela sua expedição e registro, o qual comprova a conclusão, informa a portaria de reconhecimento do curso, data de conclusão e colação de grau e dados de registro (número de registro, folha e livro).

- Colei grau e recebi uma certidão de conclusão de curso, qual o prazo de validade do documento?

A certidão de conclusão de curso é o documento que comprova o término do curso pelo discente e também informa a data em que o mesmo colou de grau, mas é um documento menos formal que o diploma e tem caráter transitório; ou seja, deve ser utilizado até que o diploma fique pronto. Para efeitos legais a certidão de conclusão de curso tem validade de 120 dias.

- Qual é o prazo para emissão do diploma?

Conforme a Portaria MEC Nº 1.095/2018, o diploma deverá ser emitido somente após o ato de colação de grau. O prazo para expedição é de 60 dias e o prazo para o registro de mais 60 dias, totalizando 120 dias. Em caso de dúvida, o interessado poderá entrar em contato pelo e-mail secretaria@funepe.edu.br.

- Existe prioridade para emissão do diploma?

Sim, para os casos onde seja necessária a apresentação do diploma para matrícula (pós-graduação stricto sensu - mestrado ou doutorado), posse (concurso público) ou contrato (Programa - Mais Médicos).