CPA | Comissão Própria de Avaliação
Conheça a Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE. Apresentamos abaixo as principais questões sobre como funciona a Avaliação Institucional e o que você precisa saber sobre esse instrumento.
O QUE É A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO, a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) trata da comissão responsável pelo planejamento, organização, aplicação e análise dos resultados de avaliações da instituição. De acordo com o Regulamento Interno, a CPA é composta por representantes dos diferentes setores da instituição, sendo 04 docentes, 03 discentes, 03 técnicos-administrativo, 03 membros da comunidade.
O trabalho executado pela CPA é regido de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e abrange desde a elaboração de instrumentos de avaliação até a emissão de relatórios, que servem de subsídio para o planejamento administrativo, e auxílio no reconhecimento e recredenciamento de cursos e da instituição.
O QUE É AUTOVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
A Autoavaliação Institucional é um processo avaliativo contínuo norteado de acordo com a Lei nº10.861/2004 que define as dez dimensões institucionais para a avaliação de instituições de ensino superior. A Autoavaliação institucional é planejada, organizada, aplicada e analisada semestralmente pela CPA, e engloba os diferentes setores da instituição. Atualmente, são realizados processos avaliativos para os seguintes setores:
1. Corpo Discente
2. Corpo Docente
3. Técnico-administrativo
4. Pós-graduação
5. Extensão
6. Setores acadêmicos e de gestão institucional - gestão FUNEPE, setores administrativos, direção FAFIPE, coordenação de curso etc.
Dentre os principais objetivos da Autoavaliação Institucional, podem ser destacados:
1. Identificar potencialidades e fragilidades da instituição
2. Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional
3. Fortalecer relações de cooperação
4. Identificar a relevância científica e social das atividades
5. Dar subsídios para as tomadas de decisão da instituição
POR QUE PARTICIPAR DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
A Autoavaliação Institucional serve como parâmetro para as melhorias e para o crescimento da instituição, por este motivo, a participação de todos é fundamental para apontar os caminhos de melhoria. Além disso, quanto maior a adesão de participantes nos processos avaliativos, maior a capacidade de representatividade da comunidade consultada e maior a capacidade de identificação de potencialidades e fragilidades da instituição.
AS MELHORIAS DA FUNEPE DEPENDEM DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARA APONTAR CAMINHOS QUE BENEFICIARÃO A TODOS. CONVIDAMOS VOCÊ PARA FAZER PARTE DA MUDANÇA POSITIVA!