Avaliação Institucional

Avaliação Institucional


 CPA | Comissão Própria de Avaliação

Conheça a Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE. Apresentamos abaixo as principais questões sobre como funciona a Avaliação Institucional e o que você precisa saber sobre esse instrumento. 


O QUE É A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO, a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) trata da comissão responsável pelo planejamento, organização, aplicação e análise dos resultados de avaliações da instituição. De acordo com o Regulamento Interno, a CPA é composta por representantes dos diferentes setores da instituição, sendo 04 docentes, 03 discentes, 03 técnicos-administrativo, 03 membros da comunidade.

O trabalho executado pela CPA é regido de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e abrange desde a elaboração de instrumentos de avaliação até a emissão de relatórios, que servem de subsídio para o planejamento administrativo, e auxílio no reconhecimento e recredenciamento de cursos e da instituição.


O QUE É AUTOVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Autoavaliação Institucional é um processo avaliativo contínuo norteado de acordo com a Lei nº10.861/2004 que define as dez dimensões institucionais para a avaliação de instituições de ensino superior. A Autoavaliação institucional é planejada, organizada, aplicada e analisada semestralmente pela CPA, e engloba os diferentes setores da instituição. Atualmente, são realizados processos avaliativos para os seguintes setores:

1. Corpo Discente

2. Corpo Docente

3. Técnico-administrativo

4. Pós-graduação

5. Extensão

6. Setores acadêmicos e de gestão institucional - gestão FUNEPE, setores administrativos, direção FAFIPE, coordenação de curso etc. 


Dentre os principais objetivos da Autoavaliação Institucional, podem ser destacados:

1. Identificar potencialidades e fragilidades da instituição

2. Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional

3. Fortalecer relações de cooperação

4. Identificar a relevância científica e social das atividades

5. Dar subsídios para as tomadas de decisão da instituição


POR QUE PARTICIPAR DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Autoavaliação Institucional serve como parâmetro para as melhorias e para o crescimento da instituição, por este motivo, a participação de todos é fundamental para apontar os caminhos de melhoria. Além disso, quanto maior a adesão de participantes nos processos avaliativos, maior a capacidade de representatividade da comunidade consultada e maior a capacidade de identificação de potencialidades e fragilidades da instituição.


AS MELHORIAS DA FUNEPE DEPENDEM DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARA APONTAR CAMINHOS QUE BENEFICIARÃO A TODOS. CONVIDAMOS VOCÊ PARA FAZER PARTE DA MUDANÇA POSITIVA!