Psicologia: Egressos dão seus depoimentos sobre a profissão e formação acadêmica

Alunos graduados no curso de Psicologia da FUNEPE têm alcançado rápida inserção no mercado de trabalho. A abrangência e dinamicidade da grade curricular, pensada especificamente para atender as necessidades de Penápolis e região, têm permitido aos alunos o aproveitamento de oportunidades em diversos campos da Psicologia, inserindo-se em entidades de Penápolis e região, assim como em clínicas de atendimento Psicológico particular, atividades de prestação de serviços, palestras dirigidas a públicos diversos e cargos conquistados por meio de concursos públicos.

Nesse último seguimento tivemos recentemente a aprovação da ex-aluna Michele Ferreira Cordeiro, no concurso municipal para psicólogo do CISA, no qual alcançou a 1ª colocação. Assim como ela, vários de nossos alunos também obtiveram aprovação em concursos diversos, entre os quais as alunas Natália Cristina Viana Reina e Aline Pires de Souza, que atuam na Prefeitura Municipal de Araçatuba; Ana Paula Azevedo, que trabalha na Prefeitura Municipal de Birigui, e Rosemari Martinês, a qual atua na prefeitura de Glicério. Algumas delas – assim como outra brilhante ex-aluna, Rita de Cássia Vieira Borges, que, desde sua graduação, tem uma importante atuação no município, na defesa dos direitos humanos – relataram em seus depoimentos o papel do curso de Psicologia da FUNEPE na sua formação e atuação profissional.

Ana Paula Azevedo (atua no CRAS de Birigui desde março de 2012): “O curso nos deu uma abrangência no acesso às diversas áreas de atuação da psicologia. Sem dúvida, nos modificou e nos fez capazes de atuar com profissionalismo e ética.”

Natália Cristina Viana Reina (formou-se em dezembro de 2010, foi segunda colocada em janeiro de 2011 no concurso para Psicólogo da Prefeitura Municipal de Araçatuba. Atualmente está trabalhando em um Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, realizando atendimento psicossocial com famílias): “O curso de Psicologia da FUNEPE me preparou para atuar tanto na área clínica como na área social, pois sua grade pedagógica atende as solicitações do atual mercado de trabalho, e seus professores oferecem todo o suporte necessário para potencializar a aprendizagem de seus alunos.”

Rita de Cássia Vieira Borges: “Desde 2011 atuando como profissional liberal, venho realizando palestras e oficinas de discussões sobre Direitos Humanos, Gênero/Violência Contra as Mulheres, Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes. Tais eventos têm como público-alvo, principalmente, prestadores de serviços e população beneficiária da Política de Assistência Social e da Educação, tanto em Penápolis quanto em cidades vizinhas. Integrando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher -CMDM- de Penápolis, como representante da FUNEPE, em outubro de 2013 fui eleita Presidente. “Em relação à minha vida acadêmica, entre os anos de 2011 e 2013, através de painéis e comunicações orais, participei de vários congressos – regionais, estaduais e internacionais –, resultando deste último a publicação do artigo de minha autoria ‘Gênero e Sexualidade: conhecendo a história para transformar o futuro’ http://www2.assis.unesp.br/revpsico/index.php/revista/article/view/255/287. “Em diversas ocasiões, pude constatar o altíssimo nível do nosso curso, evidenciando as perspectivas crescentes da Psicologia Social Crítica como alternativa de intervenção junto às políticas públicas em construção.”

Rosemari Martines: “Olá. Hoje (18/12/2013) estou fazendo um ano de formada, e já estou há sete meses trabalhando como psicóloga, estou muito feliz. Trabalho na cidade de Glicério, fui contratada por meio de concurso público, trabalho na secretaria da saúde. Hoje mesmo estou realizando grupo com os profissionais da saúde com intuito de integração de equipe. Está sendo ótimo. Estudar na FUNEPE foi muito importante para minha atuação, pois ela me deu subsídio suficiente para realizar trabalhos com qualidade e ética.”

Autor:Profª. Natália Guimarães