Psicólogas da FUNEPE participam do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, realizado em Maringá/PR

Foi realizado entre os dias 03 e 06 de julho de 2011 o X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, em Maringá/PR. Participaram do evento as professoras da FUNEPE, Dra. Elisana Marta Machado de Souza, Dra. Eni de Fátima Martins e a Psicóloga Rita de Cássia Vieira Borges, formada pela FUNEPE.

As professoras realizaram, em parceria com a Psicóloga Karla Paulino Tônus, que recentemente ministrou aulas no curso de Psicopedagogia da FUNEPE, a apresentação de uma mesa redonda sob título: "PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA O TRABALHO EDUCATIVO". Houve também a participação da Professora Dra. Eni em outra mesa redonda sob título "A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA-HISTÓRICO-CULTURAL. Essa, em parceria com as Psicólogas Célia Regina da Silva, também docente do curso de Psicopedagogia da FUNEPE, Suzana Marcolino e Luciete Valota Fernandes.

As docentes da FUNEPE também apresentaram comunicações científicas: "Violência nas escolas: formação de professores, desenvolvimento da consciência e atividade educativa”, de autoria da Profa. Dra. Eni e "Sentidos partilhados nas interações em sala de aula: missão, trabalho, tramas e dramas", de autoria da Profa. Dra. Elisana.

A Psicóloga Rita Borges participou ativamente do congresso expondo dois painéis: 1) Intervindo no processo de construção da queixa escolar 2) Gênero e Sexualidade - conhecendo a história para transformar o futuro: interface entre psicologia social e processos educativos.

As participantes do congresso apreciaram conferências, simpósios e mesas redondas apresentadas por autores nacionais e internacionais, enriquecendo vossos conhecimentos na área da psicologia, em especial psicologia escolar e educacional.

Autor:Profa. Eni Martins