Medula Óssea: tirando dúvidas

Medula Óssea: tirando dúvidas

Tirando Dúvidas:

- Medula Óssea é o tecido líquido que ocupa o interior dos ossos (tutano), não tem nada a ver com Medula Espinhal.

- No dia 10 de maio ninguém doará Medula. Só 10ml de sangue para o teste de compatibilidade. Apresentar seu RG e endereço.

- O material utilizado para a coleta de sangue, no dia do cadastramento, é todo descartável.

- No dia do cadastramento de doadores não é preciso estar em jejum.

- Gestantes, pessoas portadoras de tatuagem ou piercing ou que estejam fazendo uso de medicamentos não estão impedidos de fazer o cadastramento.

- Só podem se cadastrar aqueles que estiverem entre 18 e 54 anos. Quem se cadastrou em 2008 não precisará faze-lo novamente, pois os dados são mantidos no REDOME até quando o voluntário completar 65 anos ou, caso peça pela sua exclusão. É importante, quando houver alteração de telefone fixo, o volutário atualizar seus dados através do email: redome@inca.gov.br

- Não podem ser doadores apenas os portadores de AIDS, hepatite B ou C, ou pessoas em tratamento de câncer.

- Seus dados e sua tipagem genética irão para o Banco Nacional de Doadores (REDOME-INCA www.inca.gov.br). Se houver compatibilidade com algum paciente, você será consultado e decidirá sobre a doação. Lembrando: seus dados permanecerão no REDOME até que você complete 65 anos.

- Você poderá ser doador de Medula quantas vezes forem necessárias, pois ela se recompõe em poucas semanas.

- A Medula pode ser retirada de duas formas: por punção, na região da bacia, ou pela veia do braço, como uma transfusão. O transplante não acarreta prejuizo algum para a saúde do doador.

- Se houver compatibilidade e você for doador, não terá despesa nenhuma.

- Se você quiser trabalhar como voluntário no dia do cadastramento entre em contato com funepe@funepe.edu.br, deixe seu nome e telefone.


Autor:Vânia Cláudia P. Figueiredo