Medicina FUNEPE: alunos iniciam nova fase de formação prática

Alunos da 1ª Turma do curso de medicina da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE, iniciaram neste mês de janeiro o último período do internato em Penápolis. As atividades desenvolvidas acontecem nas Unidades Básicas de Saúde Macro I e IV, Santa Casa e no Pronto Socorro Municipal. A recepção de boas-vindas ao grupo de 17 estudantes aconteceu na última terça-feira, 23, na Santa Casa de Penápolis.

Segundo a atual gestão da Fundação, o empenho em criar laços de parceria e cooperação entre poder municipal e FUNEPE foi primordial no último ano. O presidente Alexandre Gil, desde o início de sua administração, defende que a instituição, através de suas práticas pedagógicas, beneficie a comunidade penapolense.

INTERNATO

O internato do curso de medicina se dá nos últimos 4 semestres, no qual o estudante realiza estágios curriculares obrigatórios, sendo 3 semestres em ambiente hospitalar e 1 semestre em Unidades Básicas de Saúde. A parte hospitalar do internato é cumprida pelos alunos da FUNEPE na Santa Casa de Jaú, uma vez que necessitam praticar e desenvolver habilidades em hospitais de média e alta complexidade, conforme diretrizes do MEC.

O estágio nas Unidades Básicas de Saúde de Penápolis acontecerá em um único semestre, período em que esta turma de medicina fará o acompanhamento dos atendimentos prestados pelos médicos do município, além de contribuir com a participação em campanhas de saúde e em outros trabalhos que possam contribuir com a população.

PARCERIA

A gestão da Faculdade e da Fundação agradece a Secretaria Municipal de Saúde pela parceria firmada junto à FUNEPE. Através da presença dos estudantes do curso de medicina, a FUNEPE contribuirá para a melhoria da assistência à saúde do município de Penápolis.

Fotos: Rafael Machi/Diário de Penápolis