Os alunos da Turma IV do curso de Medicina da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE, sob orientação das professoras Maria de Fátima Vieira Gonçalves, Giseli Toquetto Gomes e Thalia Roberta Correia Campagnollo, realizaram o projeto terapêutico Sorrisos do Tempo. Proposto pela disciplina de Práticas e Integração à Comunidade VI, o projeto teve como foco a promoção da saúde mental e a interação social entre os idosos do Lar do Vovô de Glicério, além de oferecer suporte emocional à equipe de cuidadores. A professora Thalia Roberta Correia Campagnollo participou ativamente de todas as etapas da execução.
A iniciativa foi idealizada com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), como a integralidade, equidade e participação social, valorizando a criação de ambientes acolhedores e humanizados. Com isso, os alunos identificaram que, apesar do excelente cuidado recebido, os idosos enfrentavam desafios relacionados à socialização, o que motivou a realização do projeto.
O Sorrisos do Tempo transformou o Lar do Vovô em um espaço de convivência alegre e interativo, com uma decoração especial, um ponto de fotos e acessórios divertidos. Um totem fotográfico permitiu que as imagens fossem capturadas e impressas na hora, oferecendo aos idosos lembranças únicas. A atividade incluiu fotos individuais e coletivas, estimulando a integração social e proporcionando momentos de descontração e felicidade.
Além dos idosos, o projeto também teve impacto positivo na equipe de cuidadores, promovendo um ambiente mais humanizado e fortalecendo os vínculos emocionais com os residentes. Os responsáveis pelo sucesso do projeto foram os alunos: Ana Laura Rabuske de Sousa, Bárbara Baptista Lopes, Bárbara Lorena Santana Dourado, Chrísley Venancio Veríssimo, Giovanna de Scudeller Almeida, Giulia Lira Sanches, Isabella Galvão Crisóstomo Belinelli, Manuela Silveira Gonçalves, Maria Luiza Ferreira Milhorança, Mateus José dos Santos e Natanne Dias Meira Miguel.
"A iniciativa reforça o compromisso da FAFIPE/FUNEPE em formar médicos capacitados para atuar de forma humanizada, ética e comprometida com as comunidades. O projeto 'Sorrisos do Tempo' foi amplamente elogiado pela comunidade e deixa um legado inspirador, destacando o poder de projetos interdisciplinares na promoção da saúde e bem-estar", indicam os participantes do projeto.
Confira abaixo as fotos e clique aqui para conferir o vídeo.