INFORME INSTITUICIONAL SOBRE O FIES

50% das vagas ofertadas pela FUNEPE estão destinadas ao FIES SOCIAL

A Fundação Educacional de Penápolis – FUNEPE, informa a toda comunidade interna e externa que disponibilizou 16 vagas para o curso de Medicina no Processo Seletivo de Financiamento Estudantil FIES referente ao 1º semestre de 2024 e 1 vaga para cada um dos demais cursos de graduação, exceto Biomedicina e Engenharia de Software. A inscrição deve ser realizada entre os dias 12 a 15 de março de 2024.

O Ministério da Educação - MEC, através da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), determinou a reserva de, no mínimo, 50% das vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para os estudantes com renda familiar per capita de até meio-salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A medida está de acordo da Portaria n. 167/2024, publicada em 04 de março de 2024.

As reservas de vagas passam a valer já para o primeiro semestre de 2024, bem como o percentual de 100% de financiamento para os novos contratos e os aditamentos, desde que o estudante esteja cadastrado no CadÚnico com renda per capita de até meio salário-mínimo. As vagas também priorizam estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, bem como com deficiência.

No caso de vagas não preenchidas, as vagas remanescentes deverão ser destinadas, primeiramente, aos estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas ou com deficiência. Posteriormente, serão disponibilizadas à ampla concorrência.

No entanto, de acordo com a medida, o aluno também poderá obter 100% de financiamento do valor cobrado pelo curso nas instituições de educação superior, condicionado à disponibilidade orçamentária do Fies conforme o Plano Trienal.

Todo o processo de inscrição e seleção é realizado diretamente no site do Ministério da Educação: https://acessounico.mec.gov.br/fies.