FUNEPE Integra Parceria com Voti Valley em Projeto de Incentivo à Inovação

Boas ideias quando bem executadas tem o poder de transformar a realidade de toda a sociedade. E quanto mais cedo o incentivo às práticas inovadoras e criativas, mais os jovens podem contribuir com o desenvolvimento social. Pensando nessa proposta, a Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE, mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, abriu as portas para receber o projeto Ideathon, promovido pela equipe Voti Valley, que busca incentivar práticas empreendedoras para solução de problemas cotidianos. Essa edição contou com a participação dos alunos de turmas dos três anos do Ensino Médio da escola estadual Yone Dias de Aguiar. A ação, que possui caráter multidisciplinar, possibilitou à turma uma vivência inclusiva, dinâmica com propostas de novas ideias e práticas transformadoras.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo do curso de Administração da FAFIPE/FUNEPE, a professora Mª. Juliene Leoni, o Ideathon contou com a participação voluntária dos estudantes. “Quando surgiu a oportunidade de realizarmos o evento e receber alunos em nossa instituição, pensamos em contar com a livre e espontânea vontade da turma interessada. Essa decisão foi fundamental para atrairmos os alunos que realmente se importam com o assunto”, comenta Juliene, que também é integrante da comunidade Voti Valley. No total, foram 40 estudantes participantes da escola Yone, acompanhados da coordenadora de gestão pedagógica, Franciana Nalon Marques e da professora Maria Leila dos Santos Bis.

O evento, que aconteceu na última quinta-feira, 23, no Campus I da FUNEPE, contou com duas fases, a primeira: a apresentação da proposta pelos coordenadores do projeto, e a partir do prazo determinado, a idealização e preparação do material no laboratório de informática. Após pausa para o lanche, os grupos formados se reuniram para apresentar os projetos definidos. O Ideathon contou com a presença de três empreendedores locais convidados para compor a banca de avaliação, sendo eles Seiti Moraes Sakumoto (coordenador de processos na Cielo), Daniel Alves e Silva (Seven Steel Energia Solar) e Alberto Nunes Bertelli (Telicon Tecnologias). Além da percepção e experiências compartilhadas com os grupos, os empresários puderam também contribuir com acréscimo de ideias para os projetos apresentados.

A equipe Voti Valley composta por Cleide Henrique, Dreyf Assis Gonçalves, Marcio Catarin e o representante da prefeitura de Penápolis, Claudio de Souza dos Santos  foram os responsáveis pela entrega da premiação para os grupos que conquistaram as três melhores posições. A ideia inovadora que ganhou o primeiro lugar apresentou o projeto de música na escola, pensado pelos alunos Rafael Luz Baldacini, Murilo da Silva Oliveira, Walison da Silva Dias, Cleiton de Souza Costa e Murilo Carboni. Os três grupos ganhadores receberam as medalhas Ideathon e a turma que conquistou o posto mais alto do ranking levou cada um o copo térmico Stanley para casa.

DESENVOLVIMENTO

“Projetos como esse se tornam um norte de parcerias para a nossa instituição. Quanto mais conectados com os jovens e com práticas empreendedoras e criativas, mais fortalecemos o nosso propósito de ensino, pesquisa e desenvolvimento do nosso público”, relata o diretor do Centro de Ciências Exatas, Tecnologia e Negócios, professor Me. Marcelo Martelo. Para ele, abrir as portas da FUNEPE em eventos como este cria uma grande rede de apoio que beneficia todos os envolvidos.

De acordo com a professora Juliene, o Núcleo de Empreendedorismo da FAFIPE/FUNEPE inicia essa jornada com muito entusiasmo. “Consideramos esse Ideathon como um projeto piloto. Aprendemos com ele e agora vamos alinhar para que outras edições aconteçam com mais frequência e abrangência, abrindo portas para escolas da região também”. Ela afirma que para esse encontro o objetivo foi alcançado com sucesso. “Buscamos estimular a liberdade criativa dos alunos, bem como o poder de inovação e a resolução de problemas. Assim, eles entenderam que a partir de iniciativas capazes realizar práticas mais eficientes tem o poder de melhorar a vida das pessoas nas escolas e da comunidade como um todo”, finaliza a professora.