FUNEPE Engaja Escolas de Penápolis e Região e Realiza Evento de Premiação

O fim de ano da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE), mantida pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), é sempre agitado. Além da temporada de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) e Vestibulares, a instituição também celebra a entrega dos certificados dos novos ‘alunos 10’ que iniciarão a graduação em 2023. O evento que já se tornou tradição no mês de dezembro, aconteceu na última quarta-feira, 7, sendo a 6ª edição do Programa de Bolsas “Aluno 10”. A iniciativa desenvolvida pela instituição é uma ação que visa possibilitar aos estudantes de escolas públicas vinculadas à Diretoria de Ensino de Penápolis, o ingresso na faculdade com bolsas de 60% e 100%.

O evento foi realizado no Núcleo Acadêmico e Cultural (NAC) e contou com a presença da vice-presidente da FUNEPE, Eliana Almeida, da diretora geral da FAFIPE, Dra. Fabiana Ortiz Tanoue de Mello, do coordenador de graduação da FAFIPE, professor Me. Wesley Chotolli, coordenador de extensão FAFIPE, professor Me. Marcelo Martelo, e da professora Angélica Silva, representante da Diretoria Regional de Ensino. Foram contempladas 12 bolsas de 100% para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Psicologia, Pedagogia, e 2 bolsas de 60% para o curso de Direito.

A novidade do evento neste ano foi a inclusão do projeto ‘Olimpíadas Acadêmicas’ promovido pela coordenadoria de graduação junto às escolas públicas e privadas de Penápolis. O intuito da competição foi promover, a partir de desafios nas diferentes áreas do conhecimento, uma disputa saudável entre as turmas de cada escola com foco no desenvolvimento de atividades dinâmicas e criativas. Os grupos que obtiveram a maior pontuação a partir da avaliação de professores da FAFIPE/FUNEPE, ganharam uma premiação especial, sendo R$1.500,00 para o primeiro lugar, R$1.200,00 para o segundo e R$900,00.

As equipes ganhadoras foram: 1º lugar Equipe Césio-136 (Centro Educacional SESI – 136 – Penápolis), 2º lugar Equipe Sólidos (Colégio Girassol – Avanhandava) e 3º lugar Equipe Elite-136 (Centro Educacional SESI – 136 – Penápolis).

Além dos representantes das instituições de todas as escolas participantes do ‘Aluno 10’ e ‘Olimpíadas Acadêmicas’ também estiveram presentes as equipes gestoras e pedagógicas das unidades escolares, junto de familiares e amigos dos premiados.

PROGRAMA ALUNO 10

O projeto iniciou-se em 2017, premiando as alunas e alunos que se destacaram na última série do Ensino Médio de cada uma das unidades escolares públicas do município de Penápolis, totalizando 7 bolsas de estudos (integrais ou parciais). Em 2018, o "Aluno 10" foi ampliado para todos os colégios pertencentes à Diretoria de Ensino de Penápolis, possibilitando o acesso de 13 estudantes bolsistas. Em 2019, o Programa "Aluno 10" contemplou 12 estudantes de Penápolis e região.

Nos anos de 2021 e 2022 foram 14 alunos contemplados com as bolsas. Segundo o coordenador de extensão, Marcelo Martello, essa ação é mais um feito da instituição que em todos os seus projetos busca impactar e contribuir com a sociedade de forma responsável e positiva. "A FUNEPE segue cumprindo com o seu papel social e abrindo portas para que mais pessoas possam ingressar no Ensino Superior", informa o professor.

Conheça mais sobre o projeto no site www.programaaluno10.com/