FUNEPE Celebra Formação da Primeira Turma de Graduação em Medicina

FUNEPE Celebra Formação da Primeira Turma de Graduação em Medicina

Na noite de sexta-feira, 24, o Núcleo Acadêmico e Cultural da FUNEPE foi palco da cerimônia de colação de grau da primeira turma do curso de medicina da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis. O evento se tornou um marco para a instituição e celebrou a graduação da turma que ingressou no mês de agosto de 2018. No período da manhã, houve uma cerimônia no Santuário São Francisco de Assis, em uma missa celebrada por Frei Araldo. O evento noturno contou com a presença dos professores que acompanharam o início e desenvolvimento da turma desde o primeiro dia na instituição. Com a presença de amigos e familiares dos formandos, o local atingiu o limite máximo de pessoas comportando 380 convidados. 

Estiveram na composição da mesa: a professora, médica e paraninfa Me. Maria de Fátima Vieira de Sousa Gonçalves; o professor Dr. Estevão Tavares de Figueiredo; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Dr. João Luís Cardoso de Moraes; o prefeito de Penápolis, Carlos Henrique Rossi Catalani; o presidente da Fundação, Alexandre Gil de Mello; a diretora geral da Faculdade, professora Dra. Fabiana Ortiz Tanoue de Mello; a coordenadora de graduação da Faculdade, professora Dra. Silvia Cristina de Souza; o gerente administrativo e financeiro da Fundação, professor Dr. Clayrmen Peron; o coordenador do curso de Medicina, médico e professor Especialista Otávio de Oliveira Ornellas; e a paraninfa da turma, a professora Me. Giseli da Silva Toquetto Gomes. O evento também contou com a presença dos demais professores e coordenadores da FAFIPE, bem como outras autoridades do município.


EMOÇÃO

Os discursos foram pautados nas histórias de determinação e vitória diante dos desafios enfrentados ao longo da jornada acadêmica. As paraninfas, Dra. Fátima e a professora Giseli, relembraram diversos momentos em que, as atividades e deveres da faculdade em período integral, exigiram coragem e perseverança dos alunos, sendo que muitos enfrentaram a dificuldade de estarem longe de casa e da família. A diretora geral da faculdade, Fabiana, abriu a cerimônia relatando a importância do evento para a instituição. “Foram anos de construção compartilhada e todos aqui presentes foram fundamentais para o desenvolvimento e consolidação deste curso”, discursou.

Em sua fala, o presidente Alexandre Gil fez votos para que os novos médicos trilhem um caminho de sucesso e com muita prosperidade e dedicação serviço à comunidade atendida e elogiou a equipe docente. “Agradeço e cumprimento a todos os nossos professores que com seu comprometimento formam profissionais com êxito e oferecem um ensino de qualidade. Com certeza nós temos o melhor time de professores do país”. E para encerrar, incluiu a frase de Hipócrates, médico grego do século IV, a.C, “exercerei a minha profissão com consciência e dignidade e de acordo com as boas práticas médicas”. 


CURSO

Segundo o professor Dr. Cledivaldo Donzelli, atual diretor do Centro de Educação Ciências Humanas da FAFIPE, que ocupava o cargo da presidência da Fundação à época da implantação do curso, o projeto para a instituição oferecer a graduação em medicina começou em 2015, foi aprovado em julho de 2018 e teve início em agosto do mesmo ano. “Foi um movimento ousado e corajoso da nossa parte, mas acreditamos que poderíamos transformar a história da FUNEPE e consequentemente da nossa cidade. Por isso, nos empenhamos em executar uma ideia que naquele momento parecia utópica, mas que hoje, chega ao ápice de sua realização”, indica Cledivaldo, que também é vice-presidente na atual gestão administrativa. 

Neste ano, a instituição realizará a 11ª edição do vestibular de medicina. Desde 2023 a FAFIPE promove o processo seletivo via Fundação Vunesp, órgão de excelência do estado de São Paulo pertencente à Universidade Estadual Paulista, UNESP, o que confere mais credibilidade para a Faculdade. “Acreditamos que a primeira turma irá projetar o nome da FAFIPE/FUNEPE, o que, com certeza, contribuirá para a grandiosidade que o nosso curso já tem em Penápolis e região”, finaliza o presidente Alexandre Gil.