Evento sobre o Dia da Consciência Negra Movimenta Campus da FUNEPE

Evento sobre o Dia da Consciência Negra Movimenta Campus da FUNEPE

O dia 20 de novembro é uma data de extrema relevância marcada para promover reflexões sobre a Consciência Negra, presente no calendário nacional. E por isso, o curso de Pedagogia da FUNEPE, em parceria com as integrantes do Projeto SABE e a Apeoesp, promoveram no Núcleo Acadêmico e Cultural (NAC), na última sexta-feira, 18, o 1º Sarau da Consciência Negra do curso de Pedagogia da FUNEPE e o 1º Evento Cultural Artístico “Negro Gente”. O encontro reuniu dezenas de pessoas da comunidade local e regional  como espectadoras de belíssimas apresentações no palco do teatro.

 Além dos diversos artistas da cidade e grupos da região, o evento contou com as obras de arte Naif da consagrada artista penapolense, Altamira Borges, que também prestigiou o Sarau presencialmente. Segundo o professor Cledivaldo Donzelli, diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), em que o curso de Pedagogia é gerido, este foi o primeiro de muitos outros encontros culturais e artísticos que a FUNEPE segue em parceria, “é muito importante contar com projetos dessa magnitude, pois nós acreditamos que o respeito à diversidade e a prática da inclusão é um dos pilares mais importantes que uma instituição de ensino deve representar”, indicou o diretor em sua fala de abertura.

Renato Costenaro, professor e coordenador do curso de Pedagogia, esteve presente durante toda a organização do evento e também se apresentou juntamente com seus alunos. “Tudo o que fazemos neste dia reflete na educação e na maneira em como acreditamos que a sociedade deve seguir, com pensamentos e atitudes de respeito e justiça”, afirma. As integrantes do Projeto Saúde, Alegria e Bem-estar (SABE), Chrisley Maurício, Regiane Tavares e Natália de Carvalho, realizam um trabalho socioeducativo reconhecido em Penápolis, com temas sobre meio ambiente, inclusão e cidadania com o objetivo de levarem consciência e integração para diversas escolas e instituições da cidade. Parceiras na organização, elas se destacaram em toda e recepção e gestão do evento, do começo até o fim. “Foi muito especial unir forças com o Projeto SABE e a Apeoesp para falar de um tema tão importante através da cultura e da arte”, finaliza Renato que aguarda, com boas expectativas, outros eventos grandiosos como este.