Doação de 140 Mudas de Jacarandá-Mimoso Beneficia Consórcio Ribeirão Lajeado

Doação de 140 Mudas de Jacarandá-Mimoso Beneficia Consórcio Ribeirão Lajeado

Na segunda-feira, 24, o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado recebeu a doação de 140 mudas de jacarandá-mimoso (Jacaranda cuspidifolia), resultado de um projeto de iniciação científica desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE.

As sementes foram doadas pela Flora Tietê e as mudas são resultados do projeto de pesquisa 'Produção de mudas de jacarandá-mimoso com resíduo de poda compostado'; conduzido pelos alunos, Kauan Euclides Farias da Silva e Gustavo Oliveira Portela, sob a orientação da professora Dra. Juliana Iassia Gimenez, com subsídios à pesquisa fornecidos pela FUNEPE.

Sustentabilidade e Inovação no Cultivo

O projeto teve como objetivo estabelecer parâmetros para o uso de resíduos de poda urbana na composição de substratos destinados à produção de mudas. Essa técnica sustentável pode favorecer a produção de mudas tanto para áreas de reflorestamento quanto para a arborização urbana, contribuindo para a redução de resíduos e a preservação ambiental.

O professor Dr. Rafael Gelaleti responsável pela coordenadoria de Pesquisa, departamento da faculdade que gerencia e supervisiona os projetos de estudos científicos, fala sobre a importância dos incentivos financeiros para apoiar atividades valorosas. "Esses projetos reforçam os objetivos dos programas de fomento à pesquisa da instituição, enriquecendo a formação dos nossos alunos, incentivando os nossos professores a continuarem suas linhas de pesquisa, bem como, devolvendo para a comunidade resultados que contribuem para o desenvolvimento econômico e social. Alunos e professora pesquisadora estão de parabéns pelo projeto", ressaltou o professor.

A doação das mudas ao Consórcio Ribeirão Lajeado representa um avanço na aplicação prática dos resultados obtidos no estudo, promovendo a recuperação de áreas verdes e a melhoria da qualidade ambiental na região. Segundo a professora Juliana Gimenez, a iniciativa demonstra como a ciência e a educação podem gerar soluções sustentáveis para desafios urbanos e ecológicos. "Além de contribuir para a formação dos alunos, o projeto oferece uma alternativa viável e ecologicamente responsável para o manejo de resíduos e a produção de mudas", destacou.

A instituição agradece a parceria e segue fomentando projetos a fim de fortalecer a cooperação entre pesquisa acadêmica e políticas públicas ambientais.

Imagens