Destaque Em Artigo Científico: Professor Tem Artigo Publicado Em Revista Internacional

Destaque Em Artigo Científico: Professor Tem Artigo Publicado Em Revista Internacional

Membro do corpo docente nos cursos de Educação Física, Enfermagem e Medicina, o professor Dr. Fernando Fabrizzi, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE), mantida pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), ganhou destaque em artigo científico publicado em um dos periódicos mais importantes do cenário mundial. A participação de Fernando ficou por conta da escrita e discussão de dados relacionados ao projeto de pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) sob a gestão do doutorando Étore De Favari Signini, que após junção de todo material, gerou o artigo “Integrative perspective of the healthy aging process considering the metabolome, cardiac autonomic modulation and cardiorespiratory fitness evaluated in age groups” (tradução: “Perspectiva integrativa do processo de envelhecimento saudável considerando o metaboloma, modulação autonômica cardíaca e aptidão cardiorrespiratória avaliados em faixas etárias”). A pesquisa em que Fernando esteve presente contou com a parceria entre os Departamentos de Química e Fisioterapia da UFSCAR.

O artigo aborda envelhecimento saudável, que sempre esteve no centro das buscas fundamentais da humanidade. ‘‘Sabemos que o processo de envelhecimento provoca alterações em todos os níveis do nosso organismo. As mudanças no metabolismo, nas variações cardíacas e respiratória, sempre foram muito estudadas pela ciência. Entretanto, estudar o metabolismo, a regulação cardíaca e respiratória em grupos de pessoas com idades diferentes, de 20 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59 e 60 a 70 anos em um mesmo trabalho científico nunca tinha sido realizado no mundo’’, explica o professor. “Gostaria de agradecer o convite para participar da discussão dos dados que envolvem o metabolismo, o qual corresponde à minha área de atuação profissional”, indica o professor.  

O periódico em que o artigo foi publicado está na lista dos cinco mais citados do mundo, com mais de 696.000 citações em 2021, e que tem como crivo a mesma revisão rigorosa realizada pelo portfólio da revista NATURE, a qual faz parte. “Participar desse projeto e contar com meu nome e o nome da FUNEPE em uma das maiores revistas científicas do mundo é de grande valia'', conta Fernando. O professor segue com novas produções e artigos e espera contar novamente com novas publicações grandiosas como esta.

 

Acesse o artigo completo pelo link:

https://www.nature.com/articles/s41598-022-25747-5

 

De Favari Signini, É., Castro, A., Rehder-Santos, P. et al. Integrative perspective of the healthy aging process considering the metabolome, cardiac autonomic modulation and cardiorespiratory fitness evaluated in age groups. Sci Rep 12, 21314 (2022). https://doi.org/10.1038/s41598-022-25747-5