A Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE reforçou seu compromisso com a conscientização e o bem-estar de sua comunidade ao promover, na última terça-feira, uma palestra alusiva à campanha Agosto Lilás. O evento, realizado no Campus I e voltado para todos os colaboradores, foi uma iniciativa da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e abordou a crucial e urgente temática do combate à violência contra a mulher.
A palestra contou com a presença de profissionais especializados e fundamentais nesta rede de proteção. A Delegacia da Mulher da Polícia Civil marcou presença, representada pela papiloscopista, Rúbia Ferreira e pela escrivã, Isabella Maria da Silva. Elas esclareceram dúvidas importantes sobre os procedimentos legais, como registrar uma ocorrência, a função da medida protetiva e como a vítima pode buscar amparo junto às instituições policiais, garantindo sua segurança e integridade.
Estiveram presentes também representantes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Penápolis, composto pela assistente social e coordenadora do CREAS, Luciana Leopoldo Conte de Almeida, e pelo psicólogo Matheus Eduardo Torres Figueiró, que trouxeram uma perspectiva sobre o acolhimento, o acompanhamento psicossocial e os mecanismos de apoio disponíveis para mulheres em situação de vulnerabilidade.
O encontro proporcionou um diálogo enriquecedor, esclarecendo mitos, orientando sobre os diferentes tipos de violência (que vão muito além da física, incluindo a psicológica, moral, patrimonial e sexual) e destacando a importância de cada pessoa ser um agente ativo no enfrentamento a essa realidade, seja como vítima, seja como testemunha.
Compromisso Social da Instituição
O presidente da FUNEPE, Alexandre Gil, destacou a importância de trazer assuntos de tão grande relevância social para dentro da instituição. Em sua fala, ele ressaltou que "eventos como este são fundamentais para a orientação de todos, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, respeitoso e consciente de seu papel na sociedade. É nosso dever, como instituição de ensino, fomentar esse tipo de discussão e nos posicionar contra toda e qualquer forma de violência".
O gerente administrativo, Clayr Peron, também parabenizou a iniciativa. "Quero parabenizar publicamente a CIPA por promover uma ação tão valorosa dentro da nossa instituição. É através da educação e da informação que construímos uma cultura de paz e respeito", afirmou, valorizando o sucesso do evento.
Para finalizar o encontro de forma descontraída, foram sorteados mimos entre os participantes, um gesto de agradecimento pela presença e engajamento de todos. A FUNEPE e a CIPA reafirmam seu compromisso com a valorização da vida e da dignidade humana através dessas ações.