Na noite da última sexta-feira, 1º de agosto, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, celebrou a Cerimônia de Entrega do Jaleco da turma de graduação em Medicina 2025. O evento que aconteceu no Núcleo Acadêmico e Cultural da FUNEPE, contou com a presença de pais, amigos e familiares, vivenciando este momento tão especial da jornada acadêmica.
A cerimônia do jaleco é um marco simbólico na vida do estudante de medicina, representando muito mais que uma veste: é o emblema da responsabilidade, do compromisso com a vida e da dedicação à ciência e ao cuidado humano. Ao vestir o jaleco pela primeira vez, o aluno não só assume sua identidade como futuro médico, mas também internaliza os valores éticos e humanos essenciais à profissão. Esse momento solene celebrou o orgulho e a satisfação da família e de cada estudante ali presente.
O evento reuniu a gestão da FAFIPE e da Fundação Educacional de Penápolis. Compôs a mesa de autoridades as professoras homenageadas da noite, Dra. Juliana Goy e Ma. Giselli Toquetto Gomes, o coordenador do curso de graduação em Medicina, Dr. Igor Precinotti, a diretora do CCBS, Dra. Camila Stringhetta Garcia e a diretora-geral da faculdade, Dra. Fabiana Ortiz Tanoue de Mello. Também estiveram presentes o gerente administrativo da FUNEPE, Clayr Peron e o presidente da FUNEPE, Alexandre Gil.
Discurso
A diretora do CCBS, professora Dra. Camila, destacou que o jaleco simboliza mais que um uniforme — representa um propósito de cuidar com ética e empatia. Ela ressaltou que a Medicina exige amor, dedicação e renúncia, com desafios como longas horas de estudo, provas difíceis e equilíbrio emocional, mas que valerá a pena cada sacrifício. "O apoio dos professores e familiares, que são essenciais nessa jornada. A formação médica, se constrói no dia a dia, com humildade e compromisso, pois a sociedade espera dos futuros médicos não apenas competência técnica, mas integridade e sensibilidade", citou. A professora finalizou com uma reflexão sobre a nobreza da profissão e a importância de honrá-la com ética e humanidade, citando que o caminho é árduo, mas recompensador.
Confira abaixo as fotos do evento.