Biblioteca Promove Exposição de Arte em Madeira

Biblioteca Promove Exposição de Arte em Madeira

A Biblioteca da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE), em uma parceria com a Coordenadoria de Extensão, promove neste mês de abril a Exposição ‘Pirografia - Arte em Madeira’, pelas mãos do artista Fernando Catelan.

A exposição ficará aberta ao público de 13 a 31 de março das 9h às 22h no Campus I, situado na Avenida São José, 400 – Vila São Vicente, no prédio da Biblioteca “Prof. Dr. José Fulaneti de Nadai”. A atividade cultural é gratuita e também inspira alunos, professores e funcionários que visitam a biblioteca da instituição. 


ARTISTA

Natural de Penápolis, Fernando é casado, pai de duas crianças e possui licenciatura em Matemática e Pedagogia. Trabalha como servidor municipal desde os 15 anos de idade e conta que o seu primeiro contato com o pirógrafo ocorreu no Ensino Fundamental na escola SESI, na disciplina Área Econômica Secundária, em que fabricavam objetos de decoração enfeitados com desenhos simples pirografados.  

Fernando conta que, no início do ano de 2020, com o surgimento da pandemia, ele voltou a ter contato com o pirógrafo e desde então, tem aprimorado seus trabalhos e explorado diversas possibilidades desta arte, através de muita prática e do uso de materiais e vídeos disponíveis na internet. 

 Segundo o artesão, a pirografia é uma forma de arte que exige muita paciência e sensibilidade, “em cada trabalho realizado são dezenas de horas dedicadas, no entanto, durante todo o processo ganho bem-estar e higiene mental, e a conclusão da arte me proporciona grande satisfação e autovalorização”. 

 

 ARTE

palavra pirografia vem da arte de decorar madeira ou outros materiais com marcas de queimadura resultantes da aplicação controlada de um objeto aquecido. De origem grega, a palavra significa “escrita + fogo”. É uma forma de arte primitiva e ancestral e em alguns estudos cogita-se que a pirografia foi das primeiras manifestações artísticas humanas, já que a humanidade descobriu o fogo há mais ou menos dez mil anos.