Alunos do Curso de Pedagogia Realizaram Atividades de Extensão nas Escolas Municipais de Penápolis e Região

Os discentes da turma do 4º Semestre de Pedagogia realizaram atividades de extensão curricular nas escolas do município de Penápolis e da região, elas referem-se às disciplinas de Extensão Curricular em Educação Física e Matemática, ministradas pelos professores George Petrallas e Egiane Carla Camillo Alexandre. As atividades extensionistas de Matemática foram realizadas na Escola Municipal Marcos Trench, em Penápolis, entre os meses de outubro e novembro de 2023 com a participação e interação das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Marcos Trench, em Penápolis.

Segundo a professora Egiane durante as atividades, foi possível demonstrar que a Matemática está presente na vida cotidiana e que pode ser aprendida de forma mais dinâmica e lúdica, principalmente para os alunos da EJA. “Eles foram plenamente atingidos e proporcionaram vivências por meio de atividades lúdicas matemáticas, desenvolvendo a escuta ativa, a autonomia, a atenção, raciocínio lógico e a memória", informou a professora Egiane quanto aos objetivos do projeto.

Ela também ressalta que a unidade escolar foi muito receptiva para com o projeto. A professora da sala esteve presente a todo tempo nos auxiliando e os alunos ficaram muito envolvidos nessa atividade, cumprindo com toda a nossa proposta inicial e superando nossas expectativas. Em Educação Física as atividades aconteceram em várias escolas municipais de Penápolis e região.

O professor George comenta que o desenvolvimento de atividade de extensão em Educação Física escolar tem o caráter imprescindível para assegurar a qualidade, identificar resultados e valorizar seus executores. "A instituição de ensino superior (IES) se torna mais próxima da sua realidade local, regional e universal, utilizando sua competência para a solução de problemas concretos, seja na formação em pedagogia e melhoria da capacitação profissional local, do uso da tecnologia para a solução de problemas existentes em seu âmbito de atuação. Além disso, outro grande fruto da extensão é a oportunidade da IES trabalhar a partir da demanda originada além dos muros da instituição, o que ajuda a oxigenar pessoas, processos e ideias”, conclui.