Alunos de Enfermagem Realizam Projetos na EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira

Nos dias 20 e 22 de maio, a EE (PEI) Luiz Chrisóstomo de Oliveira foi palco de uma série de apresentações realizadas pelos alunos do 7º semestre de Enfermagem. Os projetos, desenvolvidos na disciplina de Gestão em Educação, ministrada pelo professor Renato Costenaro, e abordaram temas cruciais para a saúde e bem-estar, sendo direcionados para diferentes faixas etárias escolares. Higiene Pessoal, Alimentação Saudável e Meio Ambiente, com foco no combate à Dengue, foram as temáticas desenvolvidas com as turmas. Também participaram do projeto, as enfermeiras e supervisoras de estágio, Maria Simon e Tais Gomes.

Higiene Pessoal: Conscientização desde o Primeiro Ano

Os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da higiene pessoal de uma forma lúdica e interativa. Utilizando apresentações visuais e atividades práticas, os estudantes de enfermagem destacaram práticas essenciais como a correta escovação dos dentes, a lavagem das mãos e a importância do banho diário. As crianças participaram ativamente, fazendo perguntas e interagindo com os monitores, demonstrando grande interesse e compreensão sobre os cuidados com a higiene.

Alimentação Saudável: Educação Nutricional para os Segundos Anos

Para os alunos dos segundos anos, o foco foi a alimentação saudável. Os futuros enfermeiros desenvolveram uma oficina com a construção de uma pirâmide alimentar interativa. As crianças aprenderam sobre os diferentes grupos alimentares e a importância de uma dieta balanceada para o crescimento e desenvolvimento. Houve também degustação de sorvete de melancia no palito, incentivando as crianças a fazer escolhas alimentares mais conscientes. A interação foi intensa, com os alunos se mostrando curiosos e motivados a adotar hábitos alimentares mais saudáveis.

Meio Ambiente e Dengue: Responsabilidade com os Terceiros Anos

O tema para os terceiros anos foi o meio ambiente, com uma ênfase especial na prevenção da dengue. As apresentações incluíram informações detalhadas sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, formas de prevenção e a importância de eliminar criadouros em casa e na comunidade. Os estudantes de enfermagem apresentaram uma peça teatral e distribuíram panfletos informativos para ilustrar a mensagem. As crianças foram incentivadas a compartilhar o conhecimento com suas famílias, reforçando a responsabilidade coletiva no combate à dengue. A resposta dos alunos foi extremamente positiva, com muitos relatando que já haviam começado a aplicar as dicas em suas casas.

Impacto e Relevância das apresentações

A iniciativa, além de promover a educação em saúde, fortalece a relação entre a escola e a comunidade, mostrando como parcerias interdisciplinares podem gerar resultados positivos e duradouros. O sucesso das apresentações evidencia a importância de projetos educacionais que incentivem práticas saudáveis desde a infância, preparando cidadãos mais conscientes e responsáveis.