Alunos de Educação Física se Destacam com Produções Científicas

Alunos de Educação Física se Destacam com Produções Científicas

O curso de Educação Física comemora conquistas acadêmicas expressivas com a publicação de artigos científicos de grande relevância, fruto dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de seus estudantes, sob a orientação do atual coordenador do curso e professor Dr. Fernando Fabrizzi. As produções, que abordam temas relevantes e atuais, foram publicadas em revistas importantes no meio acadêmico, todas elas com QUALIS A e B pela CAPES.   

No total, são três artigos que ganharam destaque, sendo dois já publicados e outro com publicação a definir. O primeiro foi ‘Atividade Física e Saúde Mental em Tempos de Pandemia’, produzido pelos alunos Felipe De Almeida Felício e Guilherme Mazieiro Machado. Os alunos publicaram o artigo intitulado "Avaliação dos Níveis de Ansiedade e Depressão em Universitários conforme a Frequência da Prática de Atividade Física Durante a Pandemia de COVID-19", na Revista Movimenta, ISSN:1984-4298", QUALIS B3 pela CAPES (Área Interdisciplinar). A pesquisa revelou dados relevantes, apontando que a atividade física regular pode reduzir significativamente os níveis de ansiedade e depressão, especialmente que acredita em momentos de estresse coletivo, como foi durante a pandemia.

O segundo artigo foi sobre os malefícios dos esteroides anabolizantes. Felipe Laranjeira Esteves e Hitalo Matheus Mendonça Nascimento realizaram uma revisão sistemática baseada no método PRISMA, resultando no artigo "Estudo de Revisão Sistemática Sobre os Malefícios Causados pelo Uso de Esteroides Anabolizantes", publicado pela Revista ARACÊ ISSN: 2358-2472, QUALIS A2 pela CAPES (Área Interdisciplinar). 

Segundo Fernando, professor que acompanhou as turmas em todos os processos de produção, as revistas foram escolhidas juntamente com outros docentes do curso, uma vez que o objetivo, era conquistar espaço em periódicos com classificação alta pela CAPES nas áreas interdisciplinares. 

O terceiro artigo que aborda sobre benefícios do exercício físico em pessoas com câncer, ainda se encontra em fase de revisão ortográfica, e é derivado do TCC das alunas Tássia Corrêia Soares e Milena Fernanda Lopes da Silva. A pesquisa aborda os benefícios da prática de exercícios físicos para pacientes oncológicos, intitulado "Estudo de Revisão Sistemática Sobre os Benefícios da Prática de Exercícios Físicos no Câncer", sob a orientação do próprio coordenador Fernando. A revista em que o artigo será publicado ainda não foi escolhida.


VISIBILIDADE

Fernando fala sobre a importância dos artigos para o curso, indicando o quanto essas produções valorizam a graduação.“Ensino, pesquisa e extensão são parte da formação no ensino superior e nós da FAFIPE/FUNEPE cumprimos esse papel com excelência. Realizamos projetos de extensão na comunidade, temos professores mestres e doutores, nosso curso é nota máxima no MEC e agora ganhamos ainda mais destaque com essas pesquisas e publicações”, indica. 

“Para os alunos é importante essas produções, pois estas abrem portas em suas carreiras profissionais, seja no caminho acadêmico ou mesmo mercado de trabalho, por exemplo. E quem desejar seguir como pesquisadores, em mestrados e doutorados futuros, publicar artigos em revistas da área traz mais facilidade para conseguir bolsas de fomento dos órgãos federais e estaduais”, comenta o professor. Para finalizar, Fernando indica o quanto essas contribuições científicas dão mais visibilidade ao curso de Educação Física da FAFIPE/FUNEPE e o coloca como um dos melhores do país. 


Imagens