Aluno de Medicina da FUNEPE Conquista Bolsa de Iniciação Científica da UNESP

É certo que o incentivo às pesquisas dentro das Universidades e Faculdades geram mais desenvolvimento e crescimento para a comunidade acadêmica, e consequentemente para a sociedade. Em busca de estimular grupos de pesquisa e estudos focados em grandes projetos, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE) mantida pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), celebra a conquista do aluno José Paulo Macedo Silva, contemplado com a bolsa de Iniciação Científica PIBIC pela Unesp de Araçatuba.

Graduando do sexto semestre do curso de medicina, José concorreu à vaga entre centenas de estudantes, e conquistou a bolsa com o projeto “Avaliação das condições ósseas de ratas Wistar submetidas a terapia hormonal estrogênica e teste de força no período de periestropausa”, sob a orientação da professora Dra. Rita Cássia Menegati Dornelles, pesquisadora da Unesp, e sob a coorientação da professora Dra. Camila Tami Stringhetta Garcia, docente em Fisiologia Humana do curso de Medicina da FAFIPE/FUNEPE.

Segundo o professor Dr. Rafael Gelaleti, coordenador de Pesquisa, a FAFIPE/FUNEPE possuem parceria com o laboratório de Neuroendocrinologia e Envelhecimento da Unesp de Araçatuba (FOA/UNESP), permitindo que o aluno realize o seu projeto de Iniciação Científica no local e siga com outro estudos nos laboratórios da própria FUNEPE. “Iniciamos um trabalho intenso que incentiva a cultura de pesquisa na instituição e a expandir isso através de importantes parcerias se torna imprescindível para o nosso crescimento”, comenta o professor.

De acordo com a professora Camila, a conquista do aluno João como bolsista no programa de pesquisa da UNESP demonstra a importância real de inserir  discentes no campo da pesquisa científica, “vejo que através dessa visão científica eles conseguem desenvolver raciocínio crítico,  baseados sempre no que há de mais moderno nos mais diferentes tratamentos. E para nós da FAFIPE/FUNEPE é muito importante apoiar esse movimento a fim de proporcionarmos às turmas que aqui estudam a oportunidade de uma formação mais abrangente”, completa.