O Agosto Dourado é um mês simbólico, dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A cor dourada remete ao "padrão ouro" que o leite humano representa: um alimento completo, vivo e insubstituível, que nutre, protege contra doenças e fortalece o vínculo único entre mãe e bebê.
Para os futuros profissionais da saúde da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, para compreender a profundidade desse tema, a abordagem vai muito além da teoria. Docentes da instituição buscam, por meio de atividades de extensão e práticas de atendimento, reforçar a importância do assunto. Reconhecer que o apoio à amamentação é um dos investimentos mais eficazes em saúde pública, com impactos que perduram por toda a vida adulta. Seja como médico, biomédico ou enfermeiro, os futuros profissionais da área de saúde serão agentes fundamentais nessa rede de apoio.
NA FAFIPE/FUNEPE, os cursos apresentam práticas e perspectivas que constroem uma base para atuação, como, por exemplo:
Aconselhamento qualificado: saber orientar com embasamento científico e empatia, superando, mitos e ajudando a superar desafios comuns;
Trabalhar em equipe: a amamentação é multidisciplinar. Compreender sua importância permite atuar de forma integrada, garantindo um suporte completo à díade mãe e bebê;
Promover saúde, não apenas tratar doenças: a amamentação previne desnutrição, alergias, infecções e até doenças crônicas. Você estará promovendo a saúde desde o primeiro dia de vida.
Os aprendizados dos futuros profissionais não apenas abordam a fisiologia da lactação, mas também incentivam o acolhimento, empoderamento e defesa da prática do aleitamento materno. Aprendizado e apoio que são a chave para o começo mais saudável da vida de muitas crianças.