5 dicas para ter uma estreia de sucesso no novo emprego

5 dicas para ter uma estreia de sucesso no novo emprego

Saiba o que é mais difícil quando estamos começando em uma nova empresa e como superar essas novidades com muito sucesso!

Quando estamos em um novo emprego, os primeiros meses podem ser os mais difíceis. Acostumar-se com a dinâmica e cultura da empresa e de seus colegas de trabalho por ser complicado e gerar conflitos. Os primeiros meses são essenciais para formar uma boa base de desempenho e relacionamentos. Você pode evitar muitos problemas dependendo da forma como agir em suas primeiras semanas. Por isso, saber administrar a insegurança e ansiedade é muito importante.

Confira a seguir as situações e o que os especialistas aconselham para ter uma estréia de sucesso em seu novo emprego:

1) Cautela com as redes sociais

Usar as redes sociais para interagir com seus novos colegas pode ser muito positivo, porém deve-se ter cautela para não passar dos limites. Não faça isso logo no primeiro dia. Você deve primeiro conhecer as personalidades e tipos de pessoas que estão ao seu redor. A cultura da empresa e a forma como lida com essas plataformas também deve ser muito respeitada. Não deixe que sua ansiedade tome conta, saiba esperar o momento certo para interagir.

2) A forma como você se apresenta

Não saia pelo escritório querendo impressionar e contar vantagem sobre seus colegas. Isso vale para toda a carreira, não apenas para o início. Falar demais sobre suas experiências anteriores ou sobre sua vida social/pessoal pode causar uma péssima impressão e afastar as pessoas de você. Um boa forma de conectar-se com os outros é agir de forma solidária. Pergunte se precisam de você para alguma coisa e não diga que não irá fazer algo por que não é da sua função. Faça um esforço para conhecer as pessoas, mesmo que elas não sejam do seu horário. Quando encontrar alguém no banheiro ou na copa que ainda não conhece, apresente-se e pergunte o nome da pessoa.

3) O que fazer se você não está satisfeito com o trabalho

Seja honesto consigo mesmo e com a empresa. Se você está fazendo algo que não foi contratado para fazer, avalie a situação. Muitas vezes essa função irá contribuir para seu crescimento na empresa ou desenvolvimento profissional. Não fique frustrado logo de primeira, as novidades podem ser positivas. Se mesmo assim você não estiver satisfeito, converse com seu chefe e analise as possibilidades.

4) Fique atendo para alertas negativos

Ficar o tempo todo conferindo o relógio, sentir desgosto para levantar e ir trabalhar depois de algumas semanas. Tudo isso pode indicar que talvez você não esteja no lugar certo. Mas cuidado, trocar de emprego o tempo todo não é nada saudável. Você deve ter em mente que toda empresa e todo trabalhador passa por altos e baixos durante a carreira. Todos nos temos fases ruins. Talvez o seu emprego seja muito bom, mas sua vida pessoal está em crise. Não misture nunca as duas coisas. Por ser uma fase de adaptação, você deve se preparar para dias bons e ruins. Se acostumar nunca é confortável. Mas se essa fase não passar e sua disposição não se desenvolver, pense duas vezes.

5) Quando há outros colegas novos

Talvez você não seja o único novato na empresa. Não importa quanto tempo esteja em certo lugar, saiba sempre como receber novos colegas. Não intimide, pelo contrário, seja uma pessoa prestativa e receptiva. Lembre-se que você já foi novato uma vez.