14/08/2019

FUNEPE inaugura Núcleo de Práticas Jurídicas

Com a finalidade de capacitar o aluno para o exercício profissional, foi inaugurado oficialmente na última segunda-feira, 12, o Núcleo de Prática Jurídica para todos os estudantes do curso de Direito. Na sexta-feira, 09, o NPJ já havia realizado um evento inaugural para as autoridades locais e comunidade acadêmica que contou com a presença ilustre dos juízes Dr. Marcelo Yukio Misaka e Dr. Héverton Goulart, além do Defensor Público de Araçatuba, Dr. Angelo Dalben.

No evento de inauguração de segunda-feira, estiveram presentes Thiago Mazucato (Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas), Marcos Freitas Pereira (Coordenador do NPJ), Thábata Veronese (Coordenadora do curso de Direito), Pedro Sanches (Assistente de Professor do Núcleo Jurídico) e Gustavo Raymundo (Presidente OAB de Penápolis).

O Núcleo de Práticas Jurídicas está localizado no prédio do Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (NAC), na praça Dr. Carlos Sampaio Filho, 170, no centro de Penápolis. O Núcleo é composto por um Tribunal de Júri com capacidade para 191 pessoas, Salas de Atendimento, Sala de Conselho de Sentença, Sala de Audiência, Cartório, Secretaria e a Sala de Reunião “Fernando Lazari”. Esta sala recebeu este nome in memorian ao ex-aluno de Direito, Fernando Lázari, que faleceu em um acidente de moto no início deste ano de 2019. A família do homenageado esteve presente no evento e recebeu um tributo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE) e da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE).

Além de proporcionar aos alunos a prática do exercício da prática jurídica curricular, o Núcleo de Prática Jurídica tem o objetivo de atender a comunidade, oferecendo assistência judiciária gratuita. O NPJ desenvolve as práticas jurídicas, o estágio supervisionado e as atividades complementares. Além das atividades descritas o NPJ desenvolve projetos sociais e tem convênio com diversos órgãos para os alunos participarem de estágios voluntários.