23/05/2019

FUNEPE CRIA BOLSA MONITOR E MONITORIA VOLUNTÁRIA

A monitoria acadêmica é uma atividade oferecida pela FUNEPE a seus estudantes que têm o papel de esclarecer as dúvidas dos alunos de determinada disciplina e auxiliar o professor orientador. O programa criado pela Coordenadoria de Graduação com a supervisão do Prof. Me. Cledivaldo Aparecido Donzelli é um instrumento da educação, de caráter ensino-aprendizagem, exercida por estudantes regularmente matriculados e sob a supervisão de docentes. O monitor acadêmico pode ter diversas funções, dentre elas:

• Apoiar os estudantes da disciplina que está monitorando;

• Dar plantão nas dependências da faculdade;

• Apoiar na elaboração e na resolução de questionários, trabalhos e projetos;

• Ajudar na compreensão da bibliografia básica da disciplina;

• Orientar quanto às dúvidas das matérias ministradas em aula;

• Auxiliar o professor na preparação de aulas práticas em laboratório ou teóricas;

• Ministrar aulas de revisão com a supervisão do orientador ou do professor;

• Auxiliar na correção de provas.

O programa também objetiva contribuir para a redução dos problemas de repetência, evasão e falta de motivação dos estudantes. Algumas das principais habilidades desenvolvidas com a atividade, como conhecimento, autonomia, dedicação, disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe representam competências extremamente valorizadas pelo mercado de trabalho.

O aluno interessado em participar do programa como orientador ou receber monitoria deverá procurar o coordenador do curso para informações sobre horário e local de monitoria.