27/11/2018

PEDAGOGIA DA FUNEPE REALIZA O PROJETO: ESTÍMULO À LEITURA

O curso de Pedagogia da FUNEPE prezando pela formação acadêmica em sua totalidade desenvolve a teoria em sala de aula através das diversas bibliografias específicas das disciplinas e proporciona a prática através das quatrocentas horas de estágio e duzentas horas de atividades complementares, além de mini cursos e oficinas disponibilizadas nas diversas jornadas de educação. Além disso, estimula a pesquisa através dos simpósios de iniciação científica e elaboração do trabalho de conclusão de curso através de artigo científico.

Exemplo disso, foi o projeto de extensão elaborado e aplicado pelas alunas do quarto semestre de Pedagogia, Ana Flávia Rodrigues, Gabrielly Gonçalves e Tainá Matias, denominado Estímulo à leitura, realizado na Biblioteca Municipal de Avanhandava “Gilberta Neide dos Santos Reis Corbucci”, no último mês de outubro, orientado pelo professor Cledivaldo Donzelli da disciplina Atividades Complementares.

O projeto teve como objetivo estimular a leitura através de uma biblioteca pública, pouco frequentada pela população, e assim formar cidadãos leitores e irradiadores de cultura, além de despertar nas crianças de educação infantil o prazer pela leitura, através de estratégias como caixas contadoras de história.

Para a elaboração do projeto, as alunas fizeram consultas bibliográficas em bibliotecas virtuais e na biblioteca da FUNEPE e contou com a colaboração dos professores das unidades de educação infantil e dos funcionários da biblioteca municipal de Avanhandava para a contação de história e a mediação de leitura através de caracterizações de personagens folclóricas da literatura clássica infantil brasileira.

As atividades ocorreram nos períodos matutino e vespertino e contou com cerca de duzentas e quarenta e seis crianças.

As alunas relataram que o resultado foi extraordinário, pois em relatos posteriores as funcionárias da biblioteca informaram que muitas dessas crianças voltaram com os pais para se cadastrarem na biblioteca para usufruir do seu acervo infantil.