09/03/2018

PROFESSOR DA FUNEPE PARTICIPA DA PUBLICAÇÃO DE TRÊS ARTIGOS EM REVISTA NORTE AMERICANA

20:03:00 - 193 visitas

O Prof. Fernando Fabrizzi, doutor em Ciências Fisiológicas, teve participação em três artigos publicados na edição de fevereiro da Revista Online de Fisiologia do Exercício, que é dos Estados Unidos.

A parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFScar), especialmente com o laboratório de Nutrição e Metabolismo do Exercício, o qual tem como líder a Profa. Dra. Ana Cláudia Garcia de Oliveira Duarte, foi fundamental. "Um dos artigos, cujo título é 'Gasto de energia de jovens saudáveis em treinamento corretivo postural (TCP)' fazia parte da dissertação de mestrado do aluno Marco Antônio Lima e tinha como objetivo caracterizar o método de exercício desenvolvido pela Dra. Duarte”, explicou Fabrizzi. Ainda de acordo com Fabrizzi “o objetivo central foi saber qual metabolismo era utilizado durante a realização do exercício, e vimos que o TCP utiliza o metabolismo aeróbico, o mesmo utilizado quando realizamos um trote moderado."

Em outro artigo, “Expressão de Miostatina e Folistatina em ratos castrados submetidos ao treinamento de resistência”, desenvolvido pelo doutorando Diego Adorna Marine, foi feita uma pesquisa com ratos que praticaram musculação antes do experimento (um modelo dinamarquês de exercício de musculação para ratos). Segundo o professor da FUNEPE, duas moléculas foram estudadas nesses animais, a miostatina e a folistatina. “Nosso organismo expressa essas moléculas para controlar a proliferação e diferenciação celular (principalmente células musculares (controla a Hipertrofia muscular). Vimos que, o exercício diminuiu a produção de miostatina e aumentou a folistatina, dessa forma, os ratinhos adquiriram hipertrofia”, finalizou.

O terceiro artigo, intitulado "Avaliação da Capacidade Cardiorrespiratória de atletas de Muay Thai por meio de dois ergômetros diferentes" foi desenvolvido pelos alunos Wilson Luis Borges Junior e Valter Mariano dos Santos Junior, consiste num trabalho em que foram comparados tipos diferentes de avaliação da capacidade respiratória dos atletas do Muay Thai.

Fabrizzi ressalta a importância de poder participar do desenvolvimentos de artigos científicos como esses, já que o papel do professor e da FUNEPE/FAFIPE se baseia em três pilares: ensino, pesquisa e extensão.