16/11/2017

FUNEPE anuncia oficialmente o curso de Medicina

    No último dia 11, sábado, com presença de centenas de pessoas nas dependências do antigo Teatro Lúmine, dentre elas médicos, enfermeiros, vereadores, diretores de associações e entidades civis, professores, diretores de escola, membros da equipe da Diretoria de Ensino, colaboradores da FUNEPE/FAFIPE, jornalistas, secretários municipais e munícipes penapolenses e da região, ocorreu o anúncio oficial das providências tomadas pela FUNEPE/FAFIPE visando à implementação do curso de medicina. Tais providências consistem em parcerias financeiras visando à aquisição de espaço, equipamentos, materiais laboratoriais e pedagógicos, mobiliários, livros e à construção da infra-estrutura.

    Compuseram a mesa o Diretor Pedagógico da FAFIPE, (Prof. Dr. Wanderli Aparecido Bastos) o Gerente Administrativo e Financeiro, (Prof. Ms. Márcio Borges) o Presidente da FUNEPE, (Prof. Ms. Cledivaldo Aparecido Donzelli) o Vice-presidente, (Wesley Piante Chótolli) a Coordenadora do curso de Medicina, (Drª Daniela Fink) o Prefeito Municipal, (Célio José de Oliveira) o Presidente da Câmara de Vereadores, (Rubens de Médici Bertolini), bem como os parceiros empresários, Acácio Cruz e João Blanco.

    Os gestores da FUNEPE/FAFIPE explanaram sobre todo o percurso da consolidação do curso de Medicina, desde as primeiras reuniões na AIMES-SP (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo), passando pelas fases de tramitação no Conselho Estadual de Educação e apresentaram a engenharia de financiamento tendo como parceiros os empresários mencionados acima. Com isso, foi anunciada a possibilidade de realização de vestibular ainda no ano de 2018, iniciando as aulas no segundo semestre.

    Para não correr o risco de não cumprimento de prazo, foi informado que para o início das aulas será locado um prédio totalmente reformado, ampliado e adaptado para as necessidades do curso, localizado na Avenida Antônio Veronese, 870 - Jardim Pôr do Sol, de propriedade do empresário Acácio Cruz. Após o término da construção do novo campus, localizado na área cedida pelo empresário João Blanco, o que deverá ocorrer em 2019, o curso será remanejado e ali será inaugurada a Faculdade de Saúde da FUNEPE/FAFIPE. O local ora locado abrigará os cursos de engenharias (Engenharia de Produção com ênfase na agroindústria, Engenharia de Alimentos, atualmente esses  estão tramitando no Conselho Estadual de Educação) e Engenharia Agronômica.

    Os gestores enfatizaram a importância dos seus colaboradores (funcionários e professores), poder público (Prefeitura e Câmara de Vereadores) e dos parceiros empresários que não mediram esforços para a concretização desse projeto, cada qual cumprindo seu papel e demonstrando que parcerias são sempre salutares para o desenvolvimento educacional, cultural e econômico do município.

    Essa noite foi apontada por todos os participantes da mesa como uma data histórica, pois além do impacto direto nos sistemas de saúde local e regional, o curso também desenvolverá vários setores econômicos do município, possibilitando mais receitas para a prefeitura e emprego e renda para a cidade.