20/09/2017

Professor da FUNEPE realiza palestra em Araçatuba

Na última quinta-feira (14/09) o professor Thiago Mazucato proferiu uma palestra na 9ª Feira Literária de Araçatuba, promovida pela Prefeitura Municipal de Araçatuba (Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura), com apoio do SESC.
Direcionada para educadores e futuros educadores, a palestra "Literatura Infantil e Filosofia: um diálogo possível" abordou a necessidade de incorporar elementos filosóficos à literatura infantil como possibilidade para formar crianças mais empoderadas.

O professor também é autor vários livros infantis e infanto-juvenis, e coordenou a coleção "Pequenos Pensadores", lançada na Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2014. "Não se trata de ensinar filosofia para as crianças, mas de fazê-las experimentar as ideias filosóficas no desenrolar da trama do livro infantil", afirmou o professor.

Na palestra também foram abordadas as possibilidades de trabalho em projetos literários como este, que une literatura infantil e filosofia, inclusive como possibilidade de formação emancipadora para as crianças, ao aliar conteúdos de formação para a diversidade, essenciais não somente para os conteúdos escolares, mas para a vida adulta destas crianças ser republicana e não pautada por uma agenda da intolerância.