18/09/2017

Pesquisadora realiza palestras na FUNEPE

Na noite desta quarta-feira (13/09) a FUNEPE recebeu a pesquisadora Dra. Alessandra Guimarães Soares para uma noite de palestras. Ela é formada em Direito, possui especialização em Direito do Trabalho, mestrado e doutorado em Ciência Política e pós-doutorado em Direito, além de atuar como pesquisadora no Laboratório de Pesquisa sobre Agenda Governamental (UNESP) e da rede internacional de pesquisadores denominada Comparative Agendas Project - Comparing Policies Worldwide, reunindo pesquisadores de aproximadamente 20 países.

A primeira palestra da pesquisadora foi direcionada para estudantes de graduação dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da FUNEPE. Sob o título "A (in)eficiência da gestão de materiais no setor público: entre a norma e a prática", a Dra. Alessandra Soares buscou apresentar os "gargalos" da administração pública no que se refere à questão da gestão de materiais, mostrando também o outro lado da moeda, quando esta gestão é feita de modo eficiente (o que está previsto nos dispositivos legais), as consequências positivas que podem ser alcançadas.

Já na segunda palestra, direcionada aos estudantes do curso de Direito da FUNEPE, sob o título "A noção de justiça para o judiciário brasileiro", a pesquisadora buscou refletir sobre as tensões entre Justiça e Direito, entre princípios e sua aplicação, recorrendo a exemplos do poder judiciário que tendem mais, ora para uma aproximação entre Direito e Justiça, ora para um afastamento.