30/11/2016

O CURSO DE DIREITO DA FUNEPE: UMA CONQUISTA DE PENÁPOLIS

      Finalmente, Penápolis, por meio de sua mais tradicional Instituição de Ensino Superior (a FUNEPE), conquistou o Curso de Bacharelado em Direito. Trata-se de um sonho antigo, editado e reeditado até o presente. Primeira tentativa de instalação de tal Curso pela FUNEPE: abril de 1995, época em que o Presidente da Fundação era o Professor Milton Floriano Peixoto, e a Diretora da Faculdade era a Professora Maria José de Macedo. Segunda tentativa: agosto de 2008, quando a FUNEPE tinha como Presidente o Professor Eder Fonzar Granato, e a Faculdade tinha como Diretora a Professora Doutora Fabiana Ortiz Tanoue de Mello. Por circunstâncias diversas (técnicas, políticas, econômicas), ambos os projetos não foram aprovados pelo CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.

   Agora, novembro de 2016, com um novo projeto pedagógico (elaborado pela Professora Mestre Thábata Biazzuz Veronese), que atende rigorosamente as DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO, a FUNEPE tem autorização para implantar em Penápolis esse Curso que visa a formar profissionais tão importantes para garantir o acesso à cidadania.

      Asseguram qualidade ao Curso que ora se apresenta à população penapolense:

      1.  Esse ter sido recomendado pela OAB/SP;

     2. Ter uma matriz curricular que valoriza a vocação regional para o agronegócio, incluindo conteúdos ligados a essa área em diversas disciplinas e instituindo disciplinas específicas da questão agrária e da questão ambiental;

      3. Ser gerido por uma Fundação (a FUNEPE), instituição que não visa ao lucro, reinvestindo sua receita em incrementos do próprio Curso;

      4.  Ser fiscalizado pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo –órgão fiscalizador da USP, UNICAMP e UNESP e

      5. Ter em seu corpo docente APENAS Mestres e Doutores, cuja qualificação acadêmica foi obtida nas mais renomadas instituições do país.    

     Da parte das famílias penapolenses, é certo que esse novo Curso ajudará a fixar os filhos em nossa cidade, uma vez que atualmente centenas de jovens enfrentam os riscos e as despesas da estrada em busca dessa nobre formação em cidades vizinhas. Da parte dos cidadãos em geral, esse novo curso representará mais uma porta à consolidação da cidadania, uma vez que, vocacionada para a área social, a FUNEPE prestará relevantes serviços de assistência jurídica à comunidade.

     Muito orgulhosa de sua forte tradição na formação de profissionais da área de Educação e de Negócios, a FUNEPE festeja agora a ampliação de seu repertório de cursos. É nesse sentido que tem investido em projetos audaciosos e bem sucedidos como Engenharia Agronômica, Educação Física e Direito. É nesse sentido também que tem buscado reunir profissionais competentes para propor outros consistentes projetos: em Medicina (quase aprovado!), Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e outros que a sociedade sugerir.

     Por fim, no capítulo dos agradecimentos, a FUNEPE não esquece a presteza dos profissionais do Conselho Estadual de Educação, o rigor meticuloso da Comissão de Avaliação de Cursos Jurídicos da OAB/SP, a Câmara de Vereadores de Penápolis, a OAB de Penápolis e, sobretudo, o apoio constante e entusiasmado da Prefeitura Municipal de Penápolis. A todos esses imprescindíveis atores a FUNEPE manifesta sincera gratidão, reconhecendo que nada do que fizeram seguia a lógica da barganha ou do favorecimento, mas se pautava na ética do cumprimento eficiente e desinteressado de suas atribuições.

 

Mais informações pelos telefones: (18) 3654-7690 ou (18) 99101-8703