06/05/2016

Parceria entre Funepe e Diretoria de Ensino na capacitação de gestores

Autor: Prof. Me. João Luís dos Santos

Gestores e professores das escolas públicas estaduais da região de Penápolis, da Diretoria de Ensino e professores e alunas do Curso de Pedagogia da Funepe participaram de encontro formativo no anfiteatro da Funepe no dia 03 de maio, última terça-feira. O encontro foi coordenado pela professora e pesquisadora Paula Baracat De Grande (Unicamp e Assessora Pedagógica do Grupo Somos Educação) e ocorreu durante todo o dia.

Pela manhã, a palestra abordou o tema "Dificuldades de Aprendizagem". Segundo da Supervisora de Ensino Vera Lucia Bachiega Zambrosi, respondendo pela Diretoria de Ensino de Penápolis, "a palestra foi muito oportuna, permitindo ratificar alguns conceitos e práticas pedagógicas já realizadas em nossas escolas, fortalecendo a proposta de inclusão educacional e, ao mesmo tempo, fortalecendo o olhar pesquisador que permite ao professor antecipar situações e mudar seu ponto de vista sobre a avaliação".

No período da tarde foi realizada atividade prática com a oficina denominada "Dialogando sobre a construção de provas: critérios para produção de questões avaliativas". A oficina teve como foco auxiliar gestores e docentes na construção de um instrumento avaliativo mais eficaz e contextualizado, apresentando as especificidades de uma questão reflexiva, dissertativa, de múltipla escolha, entre outras, distribuindo a quantidade de questões e conteúdos de modo a avaliar conceitos, processos e situações-problema para aplicação do que foi apresentado.

Segundo o professor João Luis dos Santos, Supervisor de Ensino e Coordenador do Curso de Pedagogia da Funepe, "o encontro foi muito produtivo e permitiu reflexões pertinentes para que possamos avançar, cada vez mais, com práticas pedagógicas que possam melhorar a qualidade de ensino e a aprendizagem para todos em nossas escolas".