27/04/2016

Cinquentenário da FUNEPE (por Oswaldo Vianna)

Autor: Oswaldo Vianna

Neste ano, no próximo dia 27 de maio, a FUNEPE estará completando 50 anos.

Houve um tempo no Brasil, que ao se pretender fazer um curso superior, tinha-se que buscar as Universidades das grandes capitais, aliás, as únicas que existiam naquela época. Aos poucos, outras cidades do interior, principalmente do Estado de São Paulo, começaram a criar escolas de ensino superior, ou sejam, Faculdades.

Quando há 50 anos a FUNEPE foi criada, já havia muitas faculdades pelo interior de São Paulo. Todavia, quase sempre persistia, ainda, a tradição dos interessados em buscarem as escolas das capitais...

Puro tradicionalismo, pois já havia em algumas cidades do interior faculdades tão boas e algumas até melhores que aquelas. Um exemplo muito claro disso, embora também muito modesto, foi esta Escola que “ensaiava” seus primeiros passos, no Centro Oeste Paulista: a FACULDADE DE FILOSOFIA CIENCIAS E LETRAS DE PENAPOLIS, criada pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PENAPOLIS -FUNEPE.

Durante o primeiro ano da sua fundação, a FUNEPE, por meio de seus diretores e colaboradores, dedicou todos os seus esforços à criação e implantação da FACULDADE DE FILOSOFIA CIENCIAS E LETRAS DE PENAPOLIS. Muitas pessoas, à época, nos perguntavam por que tantos professores e artistas, dos mais eminentes e destacados de São Paulo e do Brasil, estavam engajados na F.F.C.L. de Penápolis? Qual razão havia para que esses intelectuais, alguns de renome até internacional, se interessassem por uma pequena faculdade que surgia numa também pequena cidade, confessemos, até então bastante obscura, do interior de São Paulo? Por que essas pessoas vieram, com entusiasmo, integrar o corpo docente dessa escola bastante distante da capital...??

“Requisitado” pelo amigo e companheiro Dr. Edison Geraissate -Presidente da Funepe- para colaborar nesse projeto, também eu fiquei surpreso, quando integrado as minhas funções. Ao contratar professores para a Faculdade, via em todos um grande interesse e entusiasmo em participar desse projeto inovador de ensino superior. Projeto modesto, mas totalmente INOVADOR, essa foi a razão do sucesso da nossa faculdade, que contou com a atuação de pessoas idealistas, que aceitaram o desafio da sua implantação.

Por essas e outras, temos razões que justifiquem comemorarmos com uma grande festa o CINQUENTENARIO DA FUNEPE...  e por que não???