10/03/2016

Administração: Prof. Marcelo Martelo publica artigo.

O Prof. Marcelo Ricardo Martelo publicou, juntamente com outros dois professores, um artigo na Revista Científica FSA, da Faculdade Santo Agostinho.
 
Sob título “Clima Organizacional No Contexto De Uma Incubadora: Estudo Com Três Empreendimentos Do Interior De São Paulo”, o material trouxe o seguinte resumo:
Dentre as estratégias que podem ser adotadas pela gestão de pessoas, o monitoramento do clima organizacional vem sendo foco nas organizações. No mundo competitivo, as incubadoras de empresas surgem com o objetivo de proporcionar aos novos empreendimentos meios para que tenham condições de expandir, auxiliando no desenvolvimento econômico local e regional. O presente estudo objetivou analisar o clima organizacional de três empresas do projeto incubadora de uma cidade do interior do estado de São Paulo, e verificar os impactos que o clima presente está causando nestes empreendimentos. A estratégia de pesquisa baseou-se em triangulação. Primeiramente, utilizou-se a Escala de Clima Organizacional construída e validada por Martins et al. (2004) e, posteriormente, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com empregados e gestores das empresas estudadas. Percebeu- se que as empresas apresentam sérios problemas em seu ambiente de trabalho e, por sua vez, este clima organizacional vem impactando em outras variáveis como nível de estresse, rotatividade de profissionais, desempenho profissional e lucratividade destas organizações.
 
Clique aqui para acessar o artigo.