03/08/2015

Psicologia: Projeto Cinema e Psicanálise

O Curso de Psicologia da FUNEPE e o GEPP (Grupo de Estudos Psicanalíticos de Penápolis) convidam para as sessões do projeto "Cinema e Psicanálise", que têm por objetivo a realização de leituras psicanalíticas sobre temas abordados em filmes.

A primeira sessão deste semestre letivo será no dia 15 de agosto, às 8h30, no ANFITEATRO da FUNEPE, e será coordenada pela Psicanalista Sílvia Aoki, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e do Núcleo de Psicanálise de Marília.

Filme: OUTRA FACE DA RAIVA

Sinopse: Mulher abandonada pelo marido tem de criar quatro filhas e começa a ter problemas com o excesso de bebida.

 

SETEMBRO: Dia 19, às 8h30, no anfiteatro da FUNEPE.

A sessão será coordenada pela Psicanalista Elaine Cardin, membro  associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de  São Paulo e do Núcleo de Psicanálise de Marília e Lins.

Filme: O GAROTO DA BICICLETA

Sinopse: Cyril Catoul tem 11 anos de idade e um objetivo: encontrar o pai, que o deixou em um orfanato. Por acaso ele conhece Samantha, a administradora de um salão de cabeleireiro, que permite que o garoto passe os fins de semana com ela. Entretanto, Cyril não consegue reconhecer o carinho com o qual é tratado por Samantha, graças à raiva que sente por ter sido abandonado pelo pai.

 

NOVEMBRO: Dia 14, às 8h30, no anfiteatro da FUNEPE.

A sessão será coordenada pela Psicanalista Dr.ª Rosa Dantas, psiquiatra, membro associado da Sociedade  Brasileira de Psicanálise de São Paulo e do Núcleo de Psicanálise de Marília.

Filme: KOLYA

Sinopse: Na República Tcheca durante o período de ocupação soviética, por motivos políticos um violinista é impedido de trabalhar. Certo dia conhece uma jovem russa que precisa de marido tcheco para regularizar sua situação. Por dinheiro, decide ajudar. A mulher foge e lhe deixa o filho. O nome do menino é Kolya, uma criança carinhosa e cheia de vida que está prestes a transformar, para sempre, a vida do rabugento Louka.