31/03/2015

Pedagogia: Prof. Reginaldo Inocenti defende dissertação de mestrado.

Autor: Prof. Me. Reginaldo Inocenti

Parabenizamos o Prof. Me. Reginaldo Inocenti, vinculado ao curso de Pedagogia, por ter conquistado o título de Mestre.

A defesa foi apresentada na UNESP/Rio Preto, no dia 16 de janeiro, e é fruto da pesquisa de um estudo sobre a recepção de A Metamorfose, de Franz Kafka, pelos leitores do século XXI, representados pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de duas escolas públicas do Estado de São Paulo, a fim de se compreender, em um contexto sócio-histórico-cultural mediado pelos mass media, a relação dialógica entre esses leitores contemporâneos e a obra literária impressa.

Para tanto, foi fundamentada na Estética da Recepção de Jauss (1994) e Iser (1996) objetivando a análise dos mecanismos - vazios do texto, mudança de horizonte de expectativa, efeito estético e mundivivencial -, que estruturam tal relação. Além desse referencial, foram utilizados estudos de pesquisadores a respeito do fenômeno massmediático como, por exemplo, Sá (2010), Lucas (2011), Zilberman (1984), Avervuck (1984), dentre outros, visando à compreensão do fenômeno citado e a sua possível influência na constituição de um sujeito leitor que tem por meta o preenchimento dos vazios do texto.

Cumpridas essas etapas, buscou-se elucidar a influência dos mass media – mais precisamente a televisão, o rádio, o celular e a internet - sobre a recepção do texto literário impresso, assinalando as possíveis convergências e divergências entre as duas vertentes teóricas que alicerçaram a pesquisa.