06/08/2014

FUNEPE-FAFIPE participa do III Encontro Internacional de Reitores

A FAFIPE - Faculdde de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis - foi convidada a participar do III Encontro Internacional de Reitores da Universia 2014 que aconteceu entre os dias 28 e 29 de julho, no Rio de Janeiro. Participaram do acontecimento 1103 universidades, de 33 países. Depois de dois dias de intensos debates sobre 10 temas fundamentais para o mundo da Educação Superior na América Ibérica, encerrou-se com um compromisso institucional das Universidades presentes concretizado na Carta Universitária Rio 2014 (www.cartauniversiario2014.com)

Este acontecimento contou com a participação de 1.103 reitores, mais de 2.000 contribuições de especialistas acadêmicos através de redes sociais, uma grande variedade de temas tratados e palestrantes de diferentes países, mais de 100.000 universitários participantes na geração de conteúdos e um amplo emprego de tecnologia.

Por essas razões, Emilio Botín, presidente da Universia, destacou seis temas surgidos nos debates e que são prioritários para o futuro da Universidade.

-        A necessidade da liderança social da Universidade para "desempenhar um papel ativo e que contribua para o desenvolvimento social, institucional, cultural e econômico dos diferentes países".

-        A necessidade de renovar os modelos de formação e a oferta educacional com o apoio dos governos e do setor privado, para “abrir a Universidade e para responder às novas exigências e expectativas de seus alunos e da própria comunidade”.

-        A internacionalização como fator imprescindívelna relação entre universidades e sistemas universitários no mundo global.

-        O investimento em I+D+I como investimento estratégico e profundamente social, “diretamente relacionado com a geração de emprego, competitividade, prosperidade econômica e o progresso social e cultural”.

-        A colaboração universidade-empresa como algo essencialpara obter um aproveitamento estratégico do conhecimento em favor do desenvolvimento econômico e social e do empreendimento".

-        A dimensão digital da universidade, obtendo a plena integração das práticas digitais no nível institucional, como um “desafio de primeira ordem para as universidades”.

 

Um compromisso global

O Presidente da Universia destacou que a Carta do Rio “representa não apenas uma declaração de princípios, e sim um magnífico roteiro para que a Universidade Iberoamericana desempenhe um papel determinante nos próximos anos". 

Emilio Botín finalizou seu discurso estimulando as instituições regionais e mundiais, empresas e universidades a se envolver pessoalmente para "trabalhar fortemente na difusão das conclusões deste Encontro e em fazer com que a Carta do Rio seja conhecida e que sejam desenvolvidos planos concretos e cronogramas de implementação".

Nesse sentido, Botín reiterou o apoio do Banco Santander e da Universia para atingir os objetivos estabelecidos e assumiu o compromisso de alocar 700 milhões de euros (945 milhões de dólares) a projetos universitários nos próximos quatro anos, dos quais 40% serão destinados a bolsas de acesso de mobilidade nacional e internacional de estudantes e professores; 30% a fomentar a pesquisa, inovação e o empreendedorismo universitário e os 30% restantes para apoiar projetos acadêmicos e iniciativas destinadas à modernização e incorporação das novas tecnologias na universidade.

O IV Encontro Internacional de Reitores Universia será realizado em Salamanca no ano de 2018.

 

Universia

A Universia é um projeto que nasceu há 14 anos na Internet, a serviço da comunidade universitária ibero-americana. Conta, hoje, com 1.290 universidades parceiras dos 23 países iberoamericanos, conectando 16,8 milhões de alunos e professores universitários para oferecer um espaço comum de troca de conhecimento e cooperação, impulsionando projetos com universidades, empresas e alunos e atendendo às necessidades de pré-universitários, universitários, alunos de pós-graduação e professores.

 

Divisão Global Santander Universidades

A Universia é um dos projetos emblemáticos da Divisão Global Santander Universidades do Banco Santander, que mantém acordos de colaboração com mais de 1.100 universidades e centros de pesquisa de todo o mundo (www.santander.com/universidades). Desde 1996, o Santander Universidades destinou mais de 1 bilhão de euros  a projetos universitários e seu objetivo é continuar apoiando a Educação Superior nos países em que está presente.

 

O evento foi promovido pela Universia e patrocinado integralmente pelo Santander. Representando a FAFIPE estiveram o Prof. Dr. Wanderli Bastos e Alessandro Portilho.