07/01/2014

Professora da FUNEPE é homenageada pelo Centro do Professorado Paulista – CPP

A Profª. Me. Solange Pereira Bergamaschi Sazima, titular dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas da FUNEPE, foi homenageada com o Título “Professor do Ano”, edição 2013, pelo Centro do Professorado Paulista (CPP).

A justa homenagem se deu pelos grandes méritos da professora em sua atuação na biologia, com ênfase em Zoologia, área de defesa de seu mestrado. Também é especialista em Ecologia e em Educação Ambiental. Sua atuação se expande à pesquisa e monitoramento do desembarque pesqueiro no rio Tietê e em estudos sobre a comunidade ribeirinha e pesca artesanal. Além de ministrar aulas na FUNEPE, também é titular na Escola Estadual Regina Valarini Vieira, em Birigui.

Onde atua, a Profª. Solange desenvolve vários projetos técnico-científicos e pedagógicos, principalmente na área do meio ambiente, ecologia, gerenciamento de resíduos e também na conservação da biodiversidade.

Em seu discurso, a professora proferiu palavras de profunda sabedoria: “Somos nós, professores, semeadores e semeadoras e não podemos fugir da responsabilidade de semear. Não digamos que o solo é áspero, que chove apenas vez ou outra, que o sol queima por demais; ou ainda, que a semente não é de boa qualidade. Não é nossa função julgar a terra ou o tempo. Nossa função é cuidar bem das sementes. E elas, bem cuidadas, germinam e crescem pelas nossas mãos e sob os nossos cuidados”. E complementou com Piaget: “se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma”.

A Profª. Solange é graduada pela FUNEPE nos cursos de Licenciatura Plena em Biologia, no ano de 1995 e Licenciatura em Ciências e Matemática, no ano de 1994. Possui especialização também pela FUNEPE, bem como em outras Instituições e mestrado pela UNESP de Botucatu. É filha dos também professores Sebastiana Pereira Bergamaschi e Dr. João Bergamaschi Filho e mãe das também professoras Camila Bergamaschi Sazima e Carolina Bergamaschi Sazima, ambas graduadas na FUNEPE, no curso de Biologia, e recentemente aprovadas no concurso público para professores do estado de São Paulo, organizado pela Fundação Getúlio Vargas, oportunidade que aproveitamos para parabenizá-las pelo ótimo desempenho.