30/04/2013

Data: 06/04/2013 (segunda-feira)
Horário: 19h30min às 21h30min
Professor: José Maurício Soliani
Objetivo: Vivenciar interfaces entre prática musical e atividades lúdicas que potencializam o processo de desenvolvimento infantil na faixa etária dos 6 aos 10 anos.

Oficina 2: Mineralogia e Relevo: construindo representações tridimensionais.
DATA: 06 e 07 de maio de 2013 (Segunda e Terça).
HORÁRIO DE OFERTA: 19h30 às 22h30
OBJETIVOS: Elucidar as diferentes metodologias para o ensino dos conteúdos de Mineralogia; Demonstrar a importância das rochas, mineiras e pedras preciosas; Explorar a relação existente entre a Geologia e a Geomorfologia; Conceitualizar e diferenciar as formas de relevo; Abordar a construção de maquetes como uma prática de ensino na área de Ciências e Geografia.
CONTEÚDOS
1. Mineralogia.
- Definições;
- Tipos de Rochas e Minerais;
- Metodologias de Ensino.
2. Relevo.
- Definições;
- Formas e Feições;
- Função Natural e Social.
3. Representações Tridimensionais.
- Instrumento Pedagógico;
- Curvas de Níveis;
- Maquete de Relevo.
METODOLOGIA. Para o pleno desenvolvimento do minicurso serão utilizados como recursos metodológicos: explanação oral dos conteúdos propostos, tendo por base a referência bibliográfica indicada; construção/elaboração de maquetes de relevo confeccionadas com E.V.A.; e, discussão conjunta da temática e de suas práticas de ensino (representações do real).

*Obs.: Solicitar que cada participante da oficina traga, para uso individual: caneta, lápis, borracha, cola e tesoura.

OFICINA 3: OS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESTRATÉGIAS DE TRABALHO
Data: 07/04 - terça-feira – 19h 30min
Objetivos:
• Conhecer a importância dos jogos como estratégia de trabalho para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.
• Compreender que na realização dos jogos e brincadeiras, na Educação Infantil, as crianças tem problemas a resolver e decisões a tomar.
• Vivenciar estratégias e possibilidades de trabalho / atividades práticas que favorecem avanços e aprendizagens às crianças nesta primeira etapa da educação básica – faixa etária de zero a 05 anos – Educação Infantil.

Formadoras: - Profª Dalva de Lima Ferreira e Profª Luciana Vanessa Buranello

Workshop “Para ler os clássicos”
Data: 07/04 - terça-feira – 19h 30min
Conteúdo: para o workshop em questão foram selecionados conteúdos das obras homônimas “Para ler os clássicos” de Ítalo Calvino e Ruth Rocha. Metodologia: Com utilização de recursos multimídia, pontos importantes das obras citadas serão apresentados.

08/04/2013 – (quarta-feira) – Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Cursos das discentes do 5º semestre de Pedagogia.
Horário: 19h 30min
Anfiteatro – Multimídia

09/04/2013 – (quinta-feira) – Mesa redonda: Tema: "Políticas Públicas como garantia de direitos da Primeira Infância.” Componentes: Alexandre Gil e Inês Peters
Local: Teatro Lúmine. 19h 30min

Interessados deverão fazer suas inscrições na Secretaria da FUNEPE.
FUNEPE – Av São José, 400, Vila Martins, Penápolis/SP
FONE: (18) 3654-7691