19/07/2021

FUNEPE REALIZA VISITA TÉCNICA AO DAEP VISANDO NOVOS PROJETOS

O Centro de Estudos Profissionalizantes da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) vem trabalhando no projeto de implantação de um novo curso técnico na instituição, o de Gestão Ambiental. Nesta primeira fase de organização, os membros diretores da FUNEPE estão se dedicando a buscar referências para nortear a grade do curso. Por isso, no início do mês de junho a vice-presidente da instituição e diretora do Centro de Estudos Profissionalizantes, Eliana Almeida, o diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIPE), Wanderli Bastos, e os professores Tarcísio Vidal de Carvalho e Wagner Ricardo Della Coleta realizaram uma visita técnica ao Departamento de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP).

“Nós nos reunimos no DAEP para entender toda a logística de saneamento do município e fomos muito bem recebidos pela equipe gestora”, conta Eliana. Estiveram acompanhando a visita o chefe de resíduos sólidos, Mauro Lúcio Salmente, a responsável pelos Ecopontos, Fabiana Silva, a responsável pelo Centro de Educação Ambiental (CEIA), Fernanda Marin Campachi, a chefe do setor de custos, Silvia Shinkai, e o diretor presidente do DAEP, Carlos Alberto Bachiega. A visita começou na sede do próprio Departamento seguindo pelo Ecoponto do bairro Jardim Del Rey, passando pela Cooperativa dos Recicladores de Penápolis (CORPE) e chegando, por fim, na Central de Tratamento de Resíduos.

Todas as informações acessadas servem de base para que o novo curso técnico de Gestão Ambiental atenda às necessidades do profissional que atuará no mercado de trabalho de Penápolis e região. Segundo a diretora do Centro de Estudos, a visita permitiu que a FUNEPE conhecesse toda a capacidade que o munícipio tem de gerenciamento de resíduos e o que pode ser melhorado. A ideia é oferecer aos alunos um ensino inovador com a tradicional qualidade da instituição.

O projeto ainda está em fase de elaboração, mas já conta com parcerias importantes para as próximas fases de estudo. “A FUNEPE sempre se coloca como uma agente transformadora através dos cursos oferecidos e nos projetos desenvolvidos para a comunidade. E neste momento de expansão não é diferente. Mais uma vez nos colocamos à frente para fortalecer o nome de Penápolis e contribuir socioeconomicamente com o município,” encerra Eliana.