07/07/2021

PROJETO DE ESCUTA E ACOLHIMENTO DE PROFESSORES DE PENÁPOLIS E REGIÃO

Promovido pelo curso de Psicologia da FUNEPE a experiência apresentou relevantes contribuições para os profissionais da educação A necessidade de isolamento social, imposta pela propagação comunitária do vírus da Covid-19, trouxe grande impacto ao contexto educacional. Por isso, buscando oferecer apoio aos educadores, o curso de Psicologia da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) desenvolveu o projeto de extensão “Acolhe: profissionais da educação”.
O projeto teve como objetivo acolher a demanda relacionada aos/às professores/as da rede estadual de ensino da Diretoria da Região de Penápolis/SP - a qual abrange oito municípios - através de uma parceria com o CONVIVA, um Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar criado pela Secretaria da Educação do Estado de São
Paulo.

“Em nosso entendimento, nesse período de profundas incertezas, ameaças à vida e intensa provisoriedade -  especialmente no que se refere ao contexto educativo - criar um espaço para compartilhamento entre esses/as profissionais a respeito da realidade vivenciada pode contribuir para a minimização do sofrimento, bem como para o
enfrentamento das situações’’, explica a psicóloga e supervisora do projeto Elisana de Souza. Junto com ela também desenvolvem o trabalho Adriana Lacava e Bárbara Romão (estudantes do curso de Psicologia da FUNEPE).

O projeto executado deu-se como continuidade às atividades do estágio em Psicologia e Educação do curso de Psicologia. No âmbito do estágio, o projeto também teve a colaboração da psicóloga e supervisora Eni Martins e das estagiárias Janaina Bozolan e Edna Granato. Foram realizados nove encontros com duração de uma hora, periodicidade quinzenal e de forma remota. A frequência média dos encontros foi de 25 participantes. Ao final, foi possível reconhecer a importância de espaços coletivos, além da escuta ativa e do acolhimento enquanto estratégias de fortalecimento  psicossocial. A FUNEPE agradece a confiança de todos os participantes do projeto e reforça o seu relevante papel institucional na cidade de Penápolis e região.