13/04/2021

FUNEPE E AHBB FIRMAM PARCERIA EM PROJETO DE ACOLHIMENTO PSICOEMOCIONAL

“Se você tem amor, até mesmo a água fria é doce”, a frase da escritora Jung Chang pode nos dizer muito sobre o quanto o acolhimento humano faz a diferença e tem a capacidade de nos fortalecer diante dos desafios da vida. Seguindo a premissa de assistência e acolhimento emocional e contribuindo com conteúdos científicos e técnicos no campo da psicologia, diante de um cenário pandêmico tão difícil, a Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), a AHBB | Rede Santa Casa (gestora da Santa Casa de Penápolis) e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Penápolis fortalecem os laços de parceria para atuarem juntas no projeto ‘‘Saúde Mental e Pandemia: enfrentar o medo e salvar vidas!’’

O projeto visa à atuação dos alunos de psicologia da FUNEPE, por meio das atividades de estágio, desenvolver espaços de escuta e de cuidados em saúde mental aos familiares e amigos de pacientes com COVID-19, e também prestar suporte à equipe hospitalar que atua na linha de frente da pandemia. Os alunos do 7º e 9º semestres serão acompanhados pelos professores supervisores responsáveis e receberão o suporte necessário para realizar o trabalho, que será feito de forma multidisciplinar com apoio presencial e remoto via plataformas digitais.

 

REUNIÃO

As equipes gestoras se reuniram na última sexta-feira, 09, para discutir a implementação do projeto na Santa Casa, as estratégias de abordagem e atendimento, além do preparo de materiais e treinamento de pessoas. A iniciativa é pioneira na região e agrega valor a todos os envolvidos, retratando o comprometimento e o protagonismo da FUNEPE em projetos sociais que beneficiam milhares de penapolenses e munícipes de cidades vizinhas.

No encontro, estiveram presentes, Fabio Gimenez, presidente da FUNEPE, Eliana Almeida, vice-presidente, Márcio Borges, gerente administrativo, Wanderli Bastos, diretor da FAFIPE (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), Cledivaldo Donzelli, diretor do CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas) e Wesley Chotolli, coordenador de Extensão. Representando a AHBB e Santa Casa, Luciana Dorigon, psicóloga e coordenadora do Centro Integrado de Humanização, Simone Stuani, vice-presidente da Irmandade Santa Casa, Roberto Torsiano, superintendente da Irmandade Santa Casa e o médico Dr. Antonio Carlos Pinotti, presidente da AHBB.

 

FORMAÇÃO E EXTENSÃO

Segundo a equipe docente de psicologia que auxilia a coordenação do projeto, ‘‘a instituição visa possibilitar uma formação aos estudantes antenados com as questões do momento histórico, com atividades formativas diretamente direcionadas à comunidade local na qual a FUNEPE está inserida, integrando o ensino e a extensão.’’ Além disso, será produzido uma cartilha sobre cuidados em saúde mental, destinada a familiares e amigos de pacientes com COVID-19, além de materiais complementares com informações relevantes e abordagens essenciais sobre o desenvolvimento do trabalho para que o público tenha acesso ao projeto integralmente.

A escala dos professores envolvidos já está em andamento bem como o treinamento dos estudantes que passam pela preparação necessária para a realização das atividades junto ao público-alvo. A previsão é iniciar os atendimentos no próximo mês de maio.