22/12/2020

FUNEPE ESTÁ EM MIGRAÇÃO PARA O SISTEMA FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Após 54 anos de uma história de sucesso dentro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis - FAFIPE - e sua mantenedora, a Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE-, passam por um processo de migração neste ano de 2020. O próximo passo será Faculdade e Fundação adotarem os procedimentos necessários para o credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC). De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a FUNEPE se classificou como uma instituição privada, que responderá ao regramento do Sistema Federal de Ensino.

 

A mudança de órgão controlador da Instituição, no que respeita às atividades educacionais, não é ação suficiente para lhe tirar a vocação social que a definiu ao longo de sua história. Nesse âmbito, convém esclarecer que a FUNEPE continua sendo uma fundação sem fins lucrativos, que sua administração se dá por meio de colegiados, que seus órgãos administrativos e deliberativos contam com participação do poder público e de setores da sociedade civil, que suas atividades são acompanhadas pelo Ministério Público e que suas contas são apresentadas anualmente à Câmara de Vereadores.

 

A Faculdade possui pilares que formam o corpo pedagógico da instituição e que a classificam com excelência em seus cursos de graduação e pós-graduação, pautados no ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Seu corpo docente é formado por professores muito qualificados, a maioria dos quais mestres e doutores que proporcionam aos alunos alta formação acadêmica ética e humanizada. Além disso, a FUNEPE investe cada vez mais em moderna infraestrutura oferecendo laboratórios com tecnologia de ponta, campos experimentais com abundantes equipamentos de pesquisas, bem como ambientes de estudo inovadores.

 

O credenciamento junto ao MEC se torna um marco para a FUNEPE, que, ao longo de sua trajetória, sempre prezou pela qualidade da educação a serviço do desenvolvimento da cidade de Penápolis e região. A FAFIPE, por sua vez, reafirma seu compromisso de buscar incessantemente a excelência no ensino superior, acreditando que, neste novo patamar, se tornará mais forte para promover mais benefícios à comunidade local. Assim, FUNEPE e FAFIPE seguirão transformando vidas por meio da educação.

A DIREÇÃO