29/10/2020

CARTA AO MUNÍCIPE PENAPOLENSE

CARTA AO MUNÍCIPE PENAPOLENSE

 

Caro Munícipe

Há mais de 50 anos, a Fundação Educacional de Penápolis, participa do processo de desenvolvimento de Penápolis e região, com base em serviços educativos e assistenciais dirigidos à comunidade. Criada por Lei Municipal, a FUNEPE não recebe nenhum tipo de subvenção pública, seja municipal, estadual ou federal há mais de duas décadas. Em toda a sua trajetória, a FUNEPE atua como agente catalisador de ações em prol da melhoria da qualidade de vida da população, atendendo a demanda por uma educação que contribua para a formação de cidadãos, instigando-os a viver plenamente com consciência crítica, capacidade criativa, postura ética, participação ativa no mundo, em uma busca incessante pelo crescimento e valorização da vida.

A FUNEPE, desse modo, trabalha incansavelmente para oferecer um ensino de excelência conectado aos interesses e possibilidades da coletividade estudantil, adequando as práticas pedagógicas à expectativa de elevação cultural da comunidade local. Por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizantes, além das atividades de extensão e pesquisa, a Instituição tornou-se fundamental no planejamento, organização e execução de serviços nas áreas da saúde, educação, agronegócio, e empreendimentos empresariais dirigidos à comunidade.

A FUNEPE acredita em parcerias de sucesso e segue em sua jornada buscando o desenvolvimento local, permitindo que inúmeros benefícios cheguem até os seus alunos e comunidade. Assim a instituição está sempre aberta a novas parcerias que venham agregar valor à sua marca e à comunidade como um todo.

Dentro dessa nobre visão de práticas e parcerias fundamentais que contribuem para o desenvolvimento do município, ressalte-se, como exemplo, a que ocorreu com a Prefeitura Municipal de Penápolis com apoio da Câmara Municipal (gestão 2013/2016). Esse ato permitiu a renegociação da sua dívida previdenciária, acumulada durante décadas, expressa na Lei Municipal nº1.922 de 27 de agosto de 2013.

Como contrapartida deste aval do poder público, fizeram-se necessárias duas providências:

i)Transferência do Campus I da Instituição ao ativo da Prefeitura Municipal e ii) Criação do Programa Municipal de Bolsas de Estudos, por meio do qual a FUNEPE concede a estudantes carentes (selecionados conforme critérios definidos pela Secretaria Municipal de Educação) bolsas de estudos que totalizam o valor mensal que a Prefeitura repassa à Receita Federal referente à dívida previdenciária desta Fundação.

Esse acordo firmado com o Poder Público, sem dúvida, colaborou para a sobrevivência da instituição, manutenção dos empregos e ampliação de projetos voltados à população, além de continuar formando profissionais qualificados que atuam na promoção do desenvolvimento econômico local e regional. Mas é certo também que, evitando-se o fechamento desta importante Instituição para a sociedade, impediu-se que o município herdasse o patrimônio institucional, lembrando que o conceito de patrimônio inclui bens, direitos e obrigações, o que significa que a Prefeitura receberia o conjunto de ativos, mas também todo o passivo da Fundação.

O sucesso dessa parceria resultou na continuidade da missão social da FUNEPE, que segue promovendo projetos de políticas públicas, visando a qualidade de vida da população local através de práticas integrativas.

Outras parcerias de sucesso que a instituição tem orgulho em destacar são: i) Com o empresário Acácio Cruz na construção do atual Campus onde está instalado o curso de Medicina e de Educação Física; ii) Com a família Carrijo Blanco na construção do futuro Campus II; iii) Com a Santa Casa e Unidades Básicas de Saúde (campo de estágio para os alunos e Enfermagem e Medicina); iv) Convênios com Sindicatos e empresas que estendem benefícios de descontos aos nossos alunos; v) Com a Diretoria Regional de Ensino para a concessão de bolsas de estudos integrais para alunos de escolas públicas estaduais.

Recentemente, em um novo acordo de cooperação com a Prefeitura Municipal e aprovação da Câmara de Vereadores de Penápolis, a FUNEPE recebeu em concessão real de uso o Centro de Lazer do Trabalhador. O compromisso da FUNEPE é de reformar e revitalizar, com recursos próprios, tal espaço, transformando-o em um novo complexo esportivo, a fim de promover serviços que garantam o bem-estar e qualidade de vida da população.

 

Além de atender os cursos de graduação, o Centro de Lazer continuará aberto ao acesso da comunidade, através de gestão da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Penápolis. Esta parceria permitirá que a população desfrute de uma série de benefícios, pois o projeto prevê o incremento das escolinhas esportivas com o desenvolvimento de atividades de socialização e enfoque também na formação e lapidação de novos atletas. Serão oferecidas aulas de natação, hidroginástica, basquete, vôlei, futebol, futsal, handebol, lutas, dança, alongamento, atletismo. Para as pessoas com deficiência física serão disponibilizadas, além dessas modalidades, aulas de goalball e badmington. Todos esses serviços serão oferecidos gratuitamente, com exceção do uso da academia, para o qual o usuário pagará uma pequena taxa destinada a manutenção e atualização dos aparelhos.

 

Pela mesma parceria, a FUNEPE se compromete à construção de um campo de bocha no Parque Maria Chica. O projeto aproveitará um antigo espaço ocioso que abrigará duas canchas profissionais e estará apto a receber campeonatos oficiais.

Hoje a FUNEPE, graças às inúmeras parcerias de sucesso e grandioso apoio da sociedade, tornou-se uma instituição de grande referência em ensino, pesquisa e extensão, destacando-se no cenário estadual de educação voltado ao ensino superior.

Sendo uma instituição apartidária e que preza pela democracia, a FUNEPE manifestará sempre sua vocação, valorizando sua inserção na comunidade por meio de relações harmônicas com o setor público e com setores privados. Nesse sentido e considerando o momento político que atravessamos, o desejo da Instituição é que assuma a próxima gestão aquela chapa que tenha projeto de atender os anseios da comunidade amplificando a credibilidade e as características positivas da cidade de Penápolis.

 

Penápolis, 29 de outubro de 2020.

 

Equipe Gestora da FUNEPE/FAFIPE.