A FUNEPE ganha novos espaços de leitura e reflexão com a instalação Faculdades Poéticas, de João Luís dos Santos. Com o subtítulo Entre o que se aprende e o que permanece, a proposta distribui poemas breves por diferentes ambientes da instituição, aproximando literatura, conhecimento e vida cotidiana.
A experiência do visitante começa logo na entrada, com um convite à pausa e à atenção. Ao percorrer corredores, passar pela biblioteca ou encontrar poemas diante dos espelhos, estudantes, professores, funcionários e visitantes descobrem textos que dialogam com os cursos, as escolhas, os desafios e as relações humanas.
Essa é a última exposição do ano de 2026 que faz parte do projeto FUNEPE Cultural, que acontece em parceria com a Coordenadoria de Extensão. Com textos concisos e linguagem contemporânea, Faculdades Poéticas transforma espaços habituais em pontos inesperados de encontro com a poesia. A iniciativa amplia a presença da literatura no ambiente universitário e propõe uma reflexão delicada sobre a formação: aquilo que aprendemos, as experiências que nos transformam e o que permanece em nós depois que a aula termina.
As obras já estão disponíveis para visitação de todo o público até o dia 29 de novembro, das 9h às 22h, no prédio da Biblioteca Professor Dr. José Fulaneti de Nadai, situado Campus I, avenida São José, 400 – Vila São Vicente. A atividade cultural é gratuita e aberta para toda a comunidade.
Artista
João Luís formou-se em Letras em 1987 na Funepe, cursou pós-graduação com o saudoso professor doutor José Fulaneti de Nadai e, a convite dele, ingressou na docência da instituição no ano de 2001, onde permanece até hoje. Poeta, escritor, professor, advogado e educador, nascido em Penápolis (SP), em 1965, escreve desde os 15 anos e desenvolve uma trajetória que articula literatura, educação, Direito e vida pública.
É autor de Os Entes do Mundo Nosso, Penapoleia Desvairada (2004) e Uns e Outros Versos (2016), com prefácio do poeta Thiago de Mello e segunda edição em 2022. Participou também de coletâneas literárias, entre elas Experimentânea, com a narrativa Rumo à Estação dos Araçás. Ainda em 2026, lançará novo livro de poemas, São Francisco de Penápolis e outros versos franciscanos.
Graduado em Letras, Direito e Pedagogia, é mestre em Letras pela UNESP. Atua como professor da FUNEPE desde 2001 e como Supervisor de Ensino na rede pública estadual paulista, com experiência na formação de professores e na gestão educacional. Mestrando em Direito do Estado na Era Digital (Univem – Marilia).
Na vida pública, foi vereador de Penápolis entre 2001 e 2004 e prefeito por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012. Em 2023, participou da fundação da Academia Penapolense de Letras – APL, eleito presidente da entidade. Sua produção literária aborda a memória, as relações humanas, a educação e as questões sociais, tendo na palavra uma forma de compreender o mundo e aproximar experiência, pensamento e sensibilidade.






