Precisando de Ajuda para Estabelecer uma Boa Rotina de Estudos? Separamos 8 Dicas para Você!

Precisando de Ajuda para Estabelecer uma Boa Rotina de Estudos? Separamos 8 Dicas para Você!

O período de provas sempre é desafiador para todo universitário. Mas, mais importante que intensificar os estudos para esse período, é investir em uma rotina constante que possa facilitar no momento em que a sua mente mais precisa estar afiada! 

Confira as 8 dicas que o nosso Blog separou para você. :wink:

  1. Crie um ambiente de estudo confortável: certifique-se de ter um local silencioso, bem iluminado e organizado para estudar. Quanto menos o local oferecer distrações, mais pode ajudar na sua concentração e na produtividade. 

  2. Elabore um plano de estudos com metas diárias ou semanais. Defina quais matérias você vai estudar em cada sessão de estudo e estabeleça prazos para cumprir as atividades. 

  3. Evite se distrair com estímulos e aparelhos eletrônicos: desligue as notificações do celular, feche abas desnecessárias no navegador e minimize outras situações que possam prejudicar sua concentração. 

  4. Utilize diferentes recursos: Além dos materiais de estudo fornecidos pela faculdade, explore outros recursos, como livros, vídeos, tutoriais online e aplicativos educacionais. Diversificar os recursos pode ajudar a compreender melhor o conteúdo.

  5. Faça revisões periódicas do conteúdo estudado e as pratique! A revisão ajuda a consolidar a informação na memória. Além disso, é fundamental resolver exercícios práticos relacionados ao conteúdo estudado, isso ajuda a fixar o conhecimento. 

  6. Faça pequenas pausas ao longo do seu período de estudo. É importante ganhar um tempo de respiro para evitar a fadiga mental. 

  7. Mantenha uma rotina saudável: Durma o suficiente, alimente-se bem e faça exercícios físicos regularmente. Uma rotina saudável contribui para o bom desempenho acadêmico.

  8. Tire dúvidas na sala de aula! Conte com a ajuda dos professores para o seu aprendizado sem medo de buscar ajuda quando tiver dúvidas. Procure também seus colegas de classe para esclarecer questões e consolidar seu aprendizado.

Lembrando que cada pessoa tem seu próprio estilo de aprendizado, então adapte essa dicas valiosas do nosso Blog de acordo com o que funciona melhor para você. 

E conte com o apoio da equipe docente da FAFIPE para te auxiliar em todas as fases do seu aprendizado. 

Imagens