Leia: 7 motivos para você cursar uma pós-graduação em 2023

Leia: 7 motivos para você cursar uma pós-graduação em 2023

Muitas pessoas que finalizaram a graduação desejam atuar no mercado de trabalho em um cargo de destaque com bom parâmetro salarial e ter foco em suas atividades, mas o que a maioria dos graduados não imaginam é que a formação continuada é uma das melhores oportunidades para alcançar o tão sonhado título de especialista, aumentar as chances de se inserirem no mercado de trabalho, e ser mais valorizado na empresa em que atua. 


Mas afinal, o que é a pós-graduação e quais as vantagens de cursá-la? 


Para você saber qual caminho quer percorrer após finalizar a graduação, é necessário conhecer os diversos tipos de pós-graduação e em quais modalidades elas são divididas: lato sensu, cursos voltados para o mercado de trabalho, MBA’s e Especializações, e stricto sensu, nas modalidades mestrado e doutorado, voltado para interessados em seguir carreira acadêmica. 


Apresentamos a descrição das especializações lato sensu com mais detalhes. Confira: 


Especialização - esses cursos possuem uma dinâmica mais ampla sobre as abordagens de estudo. Recomendado para profissionais que desejam se aprofundar em determinadas áreas ou que buscam ampliar seu foco de atuação, mas sem fazer uma segunda graduação. Duração: de 18 meses a 2 anos. 


MBA - tipo de especialização voltada para pessoas que desejam aperfeiçoamento no campo de gestão e negócios, o Master in Business Administration (sigla em inglês), foca no aperfeiçoamento do graduado e do profissional. Duração: de 18 meses a 2 anos. 

 

O coordenador de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE) mantida pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), apresenta quais seguir os benefícios da pós-graduação e porque você deve investir na especialização de sua carreira: 

 

1 – Se tornar um especialista em sua área de atuação

Quem decide cursar uma pós-graduação dedica-se a aprofundar em uma determinada área de interesse, permitindo que o profissional acesse novas perspectivas e análises do mercado com professores que possuem expertise no tema. O título de especialista confere mais conhecimento e domínio sobre o estudo de interesse. 


2 - Ganhar valor no mercado de trabalho

Além de valorizar o currículo, as especializações conferem ao profissional destaque em sua área de atuação, abre muitas portas, permitindo conquistar cargos mais altos e importantes, além de salários maiores. 


3 - Conhecer novas abordagens e tecnologias

Ter acesso a novas ferramentas e análises de dados sobre a área de sua escolha é um grande diferencial. Com a pós o profissional ganha novas habilidades e se destaca em meio a um cenário atual tão competitivo. 


4 - Expandir seu networking 

Ter contatos com diversas pessoas é um grande diferencial. Uma vez que a grande maioria das pessoas que cursam pós-graduação já estão inseridas no mercado, é fato que haverá grande troca de experiências entre a turma. Atualmente uma boa rede de contatos é o que faz toda a diferença nas relações comerciais, além de gerar mais oportunidades de crescimento e expansão na carreira. 


5 - Seguir novas áreas profissionais

A pós-graduação permite que o graduado escolha novos caminhos em sua carreira profissional, mudar de área de estudo é muito comum e abre portas para novas perspectivas de carreira. Uma vez que o curso aprimora o profissional, este tem novas chances de renovar o seu caminho no mercado de trabalho através de outros desafios. 


6 - Destaque no cenário mercadológico

Mais conhecimento expande as possibilidades do profissional para o mercado de trabalho. Por isso, a pós-graduação é uma excelente escolha para quem deseja se tornar referência e autoridade na área de atuação. 


7 - Títulos na carreira acadêmica

Por fim, quem deseja seguir uma pós na área acadêmica, ganha o título de mestrado e doutorado abrindo os caminhos para atuar como docentes e pesquisadores em faculdades, universidades e pólos científicos. Quanto maior a jornada de estudos, melhores salários, maiores posições e mais destaque na carreira.  


Imagens